Renato Amoedo, mais conhecido como Trezoitão, acredita que a recente queda do Bitcoin está ligada a uma briga entre desenvolvedores do projeto. Sendo mais específico, ele afirma que o Bitcoin se descolou de outros mercados porque baleias estão despejando suas moedas.
“O motivo fundamental do Bitcoin ter descolado tanto dos mercados convencionais quanto da alta correção que ele tinha com a liquidez global, com a M2 global, ninguém tá comentando, que é a briga entre os devs”, iniciou Trezoitão.
“Isso é o que tá fazendo um monte de ‘antigão’ vender bilhões de dólares em Bitcoin.”
Na sequência, Trezoitão menciona uma conversa entre João Paulo Mayall, criador do primeiro ETF de Bitcoin no Brasil, e Nick Szabo, um forte candidato a ser Satoshi Nakamoto, para as pessoas comuns entenderem o que está acontecendo.
O trecho das citações acima foi compartilhada pelo próprio Mayall, que concordou com Trezoitão.
“Esse é, ou deveria ser, o debate mais relevante do Bitcoin agora. Apenas me parece que o tema ainda está um pouco com foco demais no core/knots quando o inimigo é outro.”
1. Elevar urgentemente o debate Core/Knots para toda a base de usuários e holders, não só devs, mostrando que o problema é existencial;2. Rodar Bitcoin Knots imediatamente como defesa prática real: já está disponível, filtra spam e protege nodes de riscos legais sem precisar…
— J. P. Mayall (@jpmayall) November 23, 2025
Comunidade brasileira estende debate sobre Bitcoin Core vs Bitcoin Knots
Questionado sobre o que deveria ser feito para gerenciar esse risco, J. P. Mayall fez uma lista de 5 pontos.
Como exemplo, cita que o debate Core/Knots deveria ser levado para toda comunidade com urgência.
Indo além, Mayall também recomenda rodar o Bicoin Knots, fazer um soft fork rápido tanto para o OP_RETURN voltar a ter limite de 80 bytes quanto para corrigir o desconto de transações SegWit.
“Enquanto um eventual soft fork não vem, usar a adoção massiva do Knots como sinalização econômica forte e unir toda a comunidade (devs, mineradores, empresas e holders) numa defesa coordenada de soberania antes das midterms de 2026, transformando o Bitcoin no fork civilizacional definitivo, imune a confisco e censura”, sugeriu Mayall, também afirmando que Luke Dashjr e Nick Szabo deveriam ter maior visibilidade nas conversas.
J. P. Mayall fala sobre briga entre desenvolvedores do Bitcoin Core e do Bitcoin Knots. Fonte: X.
As discussões estão ligadas ao Bitcoin Core v30, atualização implementada em outubro. A principal mudança foi o aumento do limite do OP_RETURN, campo usado para inserir dados arbitrários, de 83 para 100.000 bytes, bem como a permissão para múltiplas saídas do tipo.
Algumas transações, ainda que ninguém as queira, são inofensivas, como demonstrado abaixo.
Mudanças no OP_RETURN permitiram que campo seja usado para inserir grandes quantidades de dados arbitrários além de transações monetárias, como a