Algumas das maiores pools de mineração do ecossistema relataram problemas de conectividade nas últimas 24 horas, afetando a hashrate e, com isso, a segurança de redes como Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas que dependem da prova de trabalho gerada para se manterem seguras.
Entre elas estão Binance Pool, F2pool, Poolin e ViaBTC que emitiram comunicado sobre o problema em seus canais do telegram.
Poluição de DNS
DNS – Domain Name System (Sistema de Nome de Domínio) é o serviço de internet que converte nomes de domínio como cointimes.com.br em endereços de protocolo de internet (IP – Internet Protocol), que são cadeias de números.
O envenenamento de DNS (DNS poisoning) pode ocorrer quando um hacker redireciona o tráfego do nome de domínio para um site impostor.
A Binance Pool e a Poolin relataram em seu canal chinês de Telegram que o problema está sendo causado por uma poluição no DNS. A F2pool também disse que o nome de domínio do pool não está sendo “resolvido” corretamente no protocolo.
Os usuários da ViaBTC também estão relatando no Telegram dificuldades para acessar a pool. Em seu canal do Telegram em inglês, a pool reconheceu o problema, mas não mencionou especificamente que as causas são relacionadas à conectividade DNS.
Queda de hashrate e conectividade na China
O hashrate de bitcoin da Binance Pool caiu 14% nas últimas 24 horas. F2pool perdeu quase 8% e ViaBTC 7%, de acordo com a plataforma de informações da BIT Mining.
“Os problemas de conectividade parecem estar afetando principalmente os mineradores chineses”, disse Alejandro De La Torre, fundador da ProofofWork.Energy (firma de consultoria) e ex-vice-presidente da Poolin.
De La Torre acha que o governo chinês provavelmente está interferindo nos reservatórios de mineração, dando continuidade à sua agenda anti-Bitcoin.
Uma grande parte das operações das pools está localizada na China, que prometeu eliminar a mineração de criptomoedas.
Embora seu hashrate não venha apenas da China, e as pools de mineração tenham dito que planejam sair do país até o final do ano, a publicação de material em mandarim pode ser interpretada como um cortejo à população.
Binance Pool, F2pool e Poolin aconselharam os usuários a modificar seu DNS para resolver o problema. Binance Pool disse que uma solução de longo prazo é usar uma VPN para contornar a operadora de telecomunicações do país.
Usuário no Twitter já relatam suas próprias experiências sobre o problema
Antpool, F2pool, and ViaBTC front ends are still all down… spooky@WuBlockchain @tzhen – what are you guys seeing? Is it more than just ISP crackdowns? https://t.co/DDJ9HItE5L
— Kevin Zhang (@SinoCrypto) November 25, 2021
@binance mining pool offline??? pic.twitter.com/43aVMeoCUw
— Mr. Mafia (@G_Maff) November 26, 2021
@cz_binance ETH mining on your pool is down since morning. Please give official statement. @binance
— M Hamza Rashid (@Hamza_Rashid786) November 26, 2021
BinancePoolDown pic.twitter.com/43J5vuTXY8