Algumas das maiores pools de mineração do ecossistema relataram problemas de conectividade nas últimas 24 horas, afetando a hashrate e, com isso, a segurança de redes como Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas que dependem da prova de trabalho gerada para se manterem seguras.

Entre elas estão Binance Pool, F2pool, Poolin e ViaBTC que emitiram comunicado sobre o problema em seus canais do telegram.

Poluição de DNS

DNS – Domain Name System (Sistema de Nome de Domínio) é o serviço de internet que converte nomes de domínio como cointimes.com.br em endereços de protocolo de internet (IP – Internet Protocol), que são cadeias de números.

O envenenamento de DNS (DNS poisoning) pode ocorrer quando um hacker redireciona o tráfego do nome de domínio para um site impostor.

A Binance Pool e a Poolin relataram em seu canal chinês de Telegram que o problema está sendo causado por uma poluição no DNS. A F2pool também disse que o nome de domínio do pool não está sendo “resolvido” corretamente no protocolo.

Os usuários da ViaBTC também estão relatando no Telegram dificuldades para acessar a pool. Em seu canal do Telegram em inglês, a pool reconheceu o problema, mas não mencionou especificamente que as causas são relacionadas à conectividade DNS.

Queda de hashrate e conectividade na China

O hashrate de bitcoin da Binance Pool caiu 14% nas últimas 24 horas. F2pool perdeu quase 8% e ViaBTC 7%, de acordo com a plataforma de informações da BIT Mining.

“Os problemas de conectividade parecem estar afetando principalmente os mineradores chineses”, disse Alejandro De La Torre, fundador da ProofofWork.Energy (firma de consultoria) e ex-vice-presidente da Poolin.

De La Torre acha que o governo chinês provavelmente está interferindo nos reservatórios de mineração, dando continuidade à sua agenda anti-Bitcoin.

Uma grande parte das operações das pools está localizada na China, que prometeu eliminar a mineração de criptomoedas.

Embora seu hashrate não venha apenas da China, e as pools de mineração tenham dito que planejam sair do país até o final do ano, a publicação de material em mandarim pode ser interpretada como um cortejo à população.

Binance Pool, F2pool e Poolin aconselharam os usuários a modificar seu DNS para resolver o problema. Binance Pool disse que uma solução de longo prazo é usar uma VPN para contornar a operadora de telecomunicações do país.

Usuário no Twitter já relatam suas próprias experiências sobre o problema

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.