Uma recente pesquisa realizada pela empresa japonesa Bitflyer, mostrou que o Bitcoin e demais criptomoedas se tornaram um dos investimentos mais procurados pelos investidores para o ano de 2021. Os criptoativos superaram até mesmo ativos estabelecidos, como ouro, prata e títulos de dívidas do governo. 

A pesquisa mostrou uma diferença significativa no perfil de investimento do japonês em comparação ao povo americano com a pergunta: “Qual é sua percepção sobre os investimentos em criptomoedas?”

Investimento e criptomoedas nos EUA e Japão, BitFlyer, janeiro de 2021.

Enquanto 76% dos americanos veem o investimento em criptoativos como algo positivo, apenas 22% dos japoneses compartilham dessa opinião. No entanto, um dos pontos mais surpreendentes da pesquisa foi a posição de confiança que as criptomoedas alcançaram, ficando inclusive na frente do próprio ouro e da prata. 

“Qual ativo de investimento você considera mais atrativo para 2021?”.

As ações permanecem disparadas como o investimento mais popular dos Estado Unidos, seguido de certificados de depósitos, real estate, Bitcoin/criptomoedas, fundos de investimento/ETFs, títulos de dívida, commodities (ouro, prata) e moedas estrangeiras.

Essa pesquisa reforça a narrativa de que o Bitcoin é a versão digital do ouro. Para Michael
Saylor, o CEO da Microstrategy, é apenas questão de tempo para que o BTC tome o lugar do ouro como a grande reserva de valor da humanidade.

Ouro é um ‘dinheiro morto’, então você vai para o bitcoin, porque as pessoas vão vender seu ouro, e se você esperar, eu digo que vai ser uma corrida divertida, com fundos de hedge vendendo seu ouro. Você será a última pessoa a sair?

Para Anthony Scaramucci, fundador da Skybridge Capital, é inevitável que ocorra essa mudança do metal amarelo para o Bitcoin e que a criptomoeda deve se tornar maior que o próprio metal. Isso deve ocorrer visto que não existe nenhuma invenção digital que não se tornou maior que a sua versão analógica.

Bitcoin é melhor em ser ouro do que o próprio ouro. É mais fácil de armazenar, é mais difícil de roubar, é mais portátil e, portanto, se tornou o livro-razão ou o armazenamento do futuro em termos de armazenamento de valor.

Perspectivas para 2021

O ano de 2020 parece ter impactado o planejamento financeiro de muitas pessoas ao redor do mundo. A pesquisa revelou que 68% dos americanos e 18% dos japoneses planejam investir mais no ano de 2021.

Vale ressaltar que em momentos de crise e momentos de desconfiança na economia, é comum que as pessoas aloquem recursos de maneira mais eficiente, priorizando a poupança em detrimento dos gastos. Estariam os investidores ao redor do mundo com medo de uma grande crise mundial?

Leia mais: Cointimes Awards: Descubra quem são os vencedores na live de hoje

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br