Valuation é um termo bastante utilizado no mercado financeiro que refere-se ao processo de avaliação do preço de um determinado ativo. Quando se trata de ações, existem diversos métodos adotados por grandes investidores para precificar uma empresa, e geralmente estas técnicas envolvem a análise de balanços e do fluxo de caixa.

Quanto ao mercado de criptoativos, ainda existem pouquíssimas técnicas relevantes para valuation. Isso ocorre por dois motivos principais – o primeiro é que ao invés de estarmos tratando de empresas, nas criptos estamos avaliando uma tecnologia (diferente de mensurar uma empresa tecnológica como a Apple, por exemplo, que se leva em consideração suas vendas), algo inusitado para o mercado financeiro; o segundo motivo é que o mercado de criptoativos é bastante recente, e ainda está em processo de amadurecimento.

A ferramenta do Múltiplo de Mayer é uma das poucas interessantes que encontrei até agora. Ela é uma ferramenta criada para auxiliar investidores a analisarem o preço do Bitcoin. O modelo é de autoria de Trace Mayer, do The Investors Podcast, e a metodologia completa pode ser encontrada por lá.

Note que os gráficos e informações a seguir não estão lhe falando para comprar ou vender Bitcoin. Ele é extremamente volátil e os gráficos não sugerem que resultados futuros serão iguais ao passado. Todas as informações a seguir foram retiradas a partir do artigo do Mayer Multiple e trouxe para o Cointimes pela falta deste conteúdo relevante em português.

Como funciona o Múltiplo de Mayer?

A interpretação do indicador é bem simples. Diariamente, o Twitter do Mayer Multiple divulga o valor atual do índice, a cotação do Bitcoin e o seu preço baseado na média móvel de 200 dias.

múltiplo de mayer twitter

Fonte: https://twitter.com/TIPMayerMultple/status/1000155825208512512

Se pegarmos este tweet como exemplo, vemos que o Mayer Multiple atual é de 0.72, e a cotação atual do BTC é de $7403.34, com uma média móvel de 200 dias apontando o preço de $10284.70. Historicamente, o Mayer Multiple foi maior que 0.72 em 90.74% do tempo (desde o surgimento do bitcoin), com uma média de 1.56

Basicamente, estas são as informações dadas diariamente. Agora vamos partir para interpretação deste índice. Note mais uma vez que todas as informações desta publicação são conclusões retiradas do artigo do Mayer Multiple.

múltiplo de mayer trace mayer

Fonte: https://twitter.com/tracemayer/status/917260836070154240

Como podemos ver a partir do Tweet de Trace Mayer, responsável pelo nome do indicador, quanto menor o índice, mais subvalorizado está o preço do bitcoin, e vice-versa.

múltiplo de mayer bitcoin gráfico

múltiplo de mayer bitcoin gráfico

Fonte: https://www.theinvestorspodcast.com/bitcoin-mayer-multiple/

Os dados para determinar o índice de Mayer se baseiam no histórico de preços do bitcoin desde meados de 2012, período de uma das grandes supervalorizações do ativo. O índice de 2.4 representa um ponto importante neste indicador, por isso está destacado em ambos gráficos acima. Comprar bitcoin com o índice abaixo de 2.4 apresentou, historicamente, um ótimo retorno. A partir deste ponto do texto, farei apenas uma tradução da metodologia do Múltiplo de Mayer para que vocês o entendam, então as conclusões não foram tiradas por mim, mas sim pelos idealizadores do indicador.

O Múltiplo de Mayer desde o surgimento do Bitcoin

Bitcoin não possui uma distribuição normal. Como resultado, um modelo típico de desvio-padrão não é preciso no que diz respeito às probabilidades. Com isto dito, este é o único modelo que podemos usar para tentar categorizar comportamentos deste ativo. Se você não gostar do uso deste modelo, entre em contato com seu professor de estatística da faculdade e ele poderá ajudá-lo a investir em cenários absolutos. Este modelo também possui limitações, assim como qualquer outro, e pode não ser o melhor modo de representar o preço do bitcoin.

múltiplo de mayer distribuição de frequência

Esta é uma planilha de frequência para cada índice de Mayer, atualizada em 05/fev/18, que permite a visualização da probabilidade do indicador se encontrar dentro de um determinado intervalo. Note que assim como o Tweet de 2017 de Trace Mayer, a planilha mostra uma legenda colorida para cada nível apontado pelo índice – quanto maior o valor do múltiplo de Mayer, mais supervalorizado está o preço do Bitcoin.

O gráfico abaixo foi determinado por uma simulação. A simulação assume que uma pessoa tinha $100 para investir em bitcoin todo dia desde seu surgimento. Há apenas uma variável de controle – o múltiplo de Mayer. Se o preço era < X múltiplo de Mayer, então o indivíduo iria comprar $100 equivalente em BTC. Se o preço era >= X múltiplo de Mayer, o indivíduo iria acumular fiat até o preço cair abaixo do X.

múltiplo de mayer

Fonte: https://www.theinvestorspodcast.com/bitcoin-mayer-multiple/

É muito importante notar que um novo entrante comprando abaixo do limite de 2.4X teria um tempo emocional mais fácil durante os primeiros períodos de posse. Note: toda vez que o múltiplo de Mayer ficou acima da linha de 2.4X, ele retornou abaixo de 1.5X. Na simulação, a pessoa não segura o dinheiro em fiat até bater 1.5X (ao invés, o modelo simplesmente comprou mais BTC quando estava abaixo de 2.4X). Se a simulação tivesse esperado para recomprar abaixo de 1.5X (depois que o movimento de 2.4X fosse alcançado), os resultados teriam sido bem melhores do que o que foi representado. Isto, no entanto, pode não ser o indicativo de como o mercado se comportará futuramente.

Valor intrínseco e o efeito de rede

múltiplo de mayer regressão bitcoin

Fonte: https://bitcointalk.org/index.php?topic=831547.msg9293342#msg9293342

O gráfico acima mostra como o valor do bitcoin pode crescer exponencialmente. O gráfico é derivado a partir de uma regressão logarítmica não-linear, estimada pelo usuário Trolololo, no fórum bitcointalk. O autor explica que se baseou em diversos estudos para chegar no resultado acima, como o Million dollar logistic model, de Stephen Reed, e a Lei de Metcalfe, que propõe que o valor de uma rede de telecomunicações (máquinas de fax, telefones, etc.) cresce de maneira proporcional ao quadrado do número de usuários conectados ao sistema.

lei de metcalfe

Representação matemática da Lei de Metcalfe

Companhias como Facebook e Tencent mostraram que a Lei de Metcalfe, originalmente apresentada em 1980, se aplicou a ambos os casos.

Podemos notar também que o R² representado no gráfico possui o valor de 0,98. Este é um coeficiente de qualidade do ajuste, que varia entre 0 e 1, indicando quanto determinado modelo consegue explicar os valores observados. Nesse sentido, o R² indica que o modelo explica cerca de 98% dos comportamentos de preço estudado.

Fontes: https://www.theinvestorspodcast.com/bitcoin-mayer-multiple/ e https://bitcointalk.org/index.php?topic=831547