Após dias tensos para o mercado de criptomoedas, os preços estão florescendo novamente. Bitcoin (BTC) recuperou USD 98.000, um preço que não alcançava desde uma semana atrás quando o token LIBRA foi lançado, desencadeando um escândalo internacional.
Entre as 10 principais criptomoedas por capitalização de mercado, XRP é a vencedora dos últimos sete dias, com uma valorização de 5%. Além disso, destaca-se como o ativo com melhor desempenho neste grupo até agora em 2025.
Isso levantou esperanças de que o XRP finalmente recupere seu máximo histórico de USD 3,84, registrado há mais de sete anos. Atualmente negociado a USD 2,66, está 30% distante desse marco, o que parece alcançável se o bitcoin continuar a subir, impulsionando a demanda geral por criptomoedas.
A tendência de alta do XRP este ano é impulsionada pelas expectativas de que seus fundos negociados em bolsa (ETFs) sejam aprovados nos Estados Unidos. Isso porque o Presidente Donald Trump, que assumiu o cargo há um mês, planeja transformar o país na “capital” da indústria de criptomoedas.
Até agora, os únicos instrumentos desse tipo disponíveis nos EUA são para bitcoin e ether (ETH), mas com a recente mudança de governo, isso pode mudar em breve. Atualmente, a agência reguladora responsável está avaliando numerosas propostas para ETFs de criptomoedas à vista, incluindo uma para XRP, que recentemente ganhou um processo contra a agência.
Diferentemente do XRP, BNB e solana (SOL)—as duas maiores criptomoedas seguintes por capitalização de mercado, excluindo a stablecoin tether (USDT)—recentemente estabeleceram novos recordes de preço.
Como o bitcoin, SOL atingiu um novo máximo histórico (ATH) há um mês durante a semana de posse de Trump. Enquanto isso, BNB alcançou um novo recorde há mais de dois meses quando o BTC ultrapassou USD 100.000 pela primeira vez na história.
A promessa de Trump de criar uma reserva nacional de bitcoin e políticas favoráveis às criptomoedas estimularam as compras. Além disso, vários governos estão considerando adquirir BTC. Este panorama pode estar causando a recente pausa na tendência de alta, enquanto as pessoas aguardam novos desenvolvimentos.
Apesar do recente recorde da SOL, ela tem sido a criptomoeda com pior desempenho entre as dez principais por capitalização de mercado na última semana. No momento desta redação, seu preço caiu 10% durante este período, como pode ser visto no seguinte gráfico.

Preços de criptomoedas por capitalização de mercado. Fonte: CoinMarketCap.
.
No entanto, vale ressaltar que esse declínio reflete uma recuperação dos mínimos da semana. SOL havia caído até 16% após o lançamento do token LIBRA na rede Solana, provocando uma ampla controvérsia.
O escândalo LIBRA impactou o mercado de criptomoedas
Assim que o LIBRA foi lançado, o presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou o anúncio no X, enfatizando que era um projeto privado destinado a apoiar pequenas empresas argentinas.
Após a postagem de Milei, o preço do LIBRA disparou mais de 3.000% antes de colapsar. Tudo isso aconteceu em questão de horas, enquanto vários especialistas alertavam que o projeto parecia ser um golpe. Em resposta, o presidente apagou sua postagem e esclareceu que estava retirando seu apoio ao projeto após investigação adicional.

Preço do LIBRA após seu lançamento. Fonte: TradingView.
Dados on-chain mostram que 80% do fornecimento do LIBRA era controlado por apenas três endereços de carteira. Isso é altamente incomum, pois significava que aqueles por trás do token poderiam derrubar seu preço vendendo suas participações.
Adicionalmente, compras multimilionárias do token foram detectadas imediatamente após a postagem de Milei—transações que teriam sido impossíveis sem conhecimento prévio. Pouco depois, os principais detentores do LIBRA venderam seus tokens e retiraram liquidez das exchanges, causando a queda do preço.
Mais controvérsia surgiu quando Hayden Mark David, um dos criadores do LIBRA, afirmou em uma entrevista que é prática padrão divulgar informações privilegiadas sobre lançamentos de tokens. Isso desencadeou uma crise de confiança do mercado em relação à manipulação de memecoins na Solana.
De fato, o portal de notícias SolanaFloor expôs evidências de potencial manipulação de mercado envolvendo MELANIA, a memecoin ligada à esposa de Trump. A controvérsia implicou David e Ben Chow, o diretor da Meteora, uma plataforma de liquidez na Solana. Em meio ao escândalo crescente, Chow renunciou ao seu cargo.
Milei e a equipe do LIBRA agora enfrentam acusações criminais sobre a situação, o que pode manter as tensões elevadas no mercado de criptomoedas à medida que os procedimentos legais e regulatórios se desenrolam.
No entanto, apesar da queda geral em resposta a esses eventos, o mercado de criptomoedas permaneceu relativamente estável. O fato de que várias criptomoedas estão se recuperando hoje sugere que o medo está diminuindo, o que poderia abrir caminho para novos movimentos.
Enquanto isso, algumas criptomoedas permanecem imunes a esse cenário—como MTAUR, que tem subido de preço conforme planejado.
O que é MTAUR e por que subiu de preço em meio à comoção da Solana?
MTAUR, o token do jogo Minotaurus, será listado em exchanges descentralizadas assim que suas fases de pré-venda concluírem. Cada estágio permite que compradores interessados adquiram a um preço mais alto.
Os primeiros compradores adquiriram o token com 80% de desconto em relação ao preço de lançamento planejado de USD 0,00020. Atualmente, está disponível com 40% de desconto, o que significa que já valorizou mais de 200%, mas ainda apresenta uma oportunidade.
Assim, aqueles que o adquirem mais cedo se beneficiam mais. Cada estágio de pré-venda dura apenas alguns dias e tem uma data de término definida, levando a mudanças de preço relativamente rápidas.
Isso significa que alguns detentores de tokens podem vender após o lançamento para garantir excelentes resultados. No entanto, o Minotaurus se posiciona como um jogo envolvente onde os jogadores navegam por labirintos, superam obstáculos e coletam moedas que podem ser usadas dentro do ecossistema do jogo.
Como resultado, MTAUR pode continuar a ver demanda após seu lançamento, apoiando seu movimento de preço. No entanto, como em qualquer compra, é crucial que os participantes avaliem os riscos antes de fazer um movimento.
Para mais informações sobre o Minotaurus, você pode entrar em seu whitepaper e site onde o MTAUR pode ser adquirido.