Cointimes
Bitcoin

Bitcoiner acumula R$3 milhões em dívida por ações judiciais de farsante

Peter McCormack

Peter McCormack. Reprodução/Twitter.

Nosso sistema legal está quebrado“, disse o ex-desenvolvedor do Bitcoin Peter Todd.

Certa vez, Craig Wright, conhecido como Faketoshi (falso Satoshi), ameaçou “falir” e “destruir a vida” dos desenvolvedores do Bitcoin. E infelizmente, é uma das suas únicas promessas que ele parece estar levando a sério.

Mas ele não parou com os desenvolvedores, o criador da altcoin BSV está usando da coerção estatal para prejudicar vários membros da comunidade, incluindo o podcaster Peter McCormack.

Segundo o criador do programa What Bitcoin Did, um dos maiores podcasts sobre Bitcoin do mundo, ele está sendo processado por Craig Wright e pode acabar perdendo sua casa por isso.

McCormack disse que tudo começou porque defendeu o Hodlonaut publicamente no Twitter. “Só para vocês saberem, tenho uma dívida de £500.000 com meus advogados e tive que assinar a minha casa.”, disse ele em um tweet recente.

“Advogados são caros e isso está acontecendo há anos.”, explicou Peter sobre o valor da dívida. O emblemático caso de Hodlonaut aconteceu em 2019, quando o Faketoshi tentou intimidar um perfil de um gatinho astronauta que discute sobre bitcoin no Twitter. Em uma publicação agora apagada, Hodlonaut chamou Wright de “golpista patético”. Na época, inúmeros perfis mudaram sua foto de perfil para homenagear e tomar o lado do gatinho bitcoiner anônimo.

E Craig não precisa ganhar suas ações judiciais para prejudicar os réus, e isso pode explicar sua suposta tara pelo sistema jurídico estatal. Como Peter Todd explicou, “há uma chance muito boa de Craig não pagar depois que o tribunal ordenar que ele pague as custas. Ele já está fazendo isso em outro lugar, ouvi dizer. Nosso sistema legal está quebrado dessa forma.”.

Todd saberia do que está falando, o ex-desenvolvedor do Bitcoin Core sofreu com falsa acusação de assédio e perdeu US$ 120.000 abrindo uma ação de difamação contra a acusadora. “Tive muita sorte em ter o custo coberto após o fato por meio de doações privadas de bitcoiners; Eu tinha uma expectativa zero de conseguir qualquer quantia significativa de dinheiro da Lovecruft. É fácil para eles protegerem seus ativos. E ainda por cima, no meu processo, quanto mais eu ganhava, menos eles tinham condições de continuarem empregados e assim pagar indenizações…”

Esse é um problema muito real para o desenvolvimento saudável da comunidade de bitcoin. Vale lembrar também das suas tentativas de censurar o white paper do bitcoin, quando requereu a retirada do bitcoin.org e bitcoincore.org. Justamente para evitar esses problemas onde desenvolvedores perdem tempo e dinheiro, o documento mais importante do bitcoin foi removido do bitcoincore.org. Em apoio, a Square, Novi, Bitcoin Magazine e outras empresas passaram a hospedar o white paper completo também em seus sites.

Embora McCormack espere ganhar e receber uma indenização pelos seus custos processuais, a sua casa está em jogo e poderá ter que vender seus bitcoins caso Faketoshi não cumpra com suas obrigações após uma possível derrota judicial. É colossal o impacto negativo que uma pessoa consegue fazer com o sistema judiciário mesmo sem ter razão.

Ainda em 2019, o desenvolvedor James Lopp reuniu uma gigantesca lista de fraudes, mentiras e promessas não cumpridas de Wright, leia em inglês no artigo “How many wrongs make a Wright?“. Mas não podemos deixar de lembrar que o Wikileaks desmascarou o falso criador do Bitcoin primeiro.

Leia mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile