Cointimes

BitMEX monitora divisão ‘rara’ da cadeia de blocos do Bitcoin

Minerador de Bitcoin

A BitMEX Research registrou uma divisão da cadeia do Bitcoin de comprimento 2 na altura do bloco 656.477. Os nós BitMEX detectaram os blocos relacionados à divisão da cadeia ontem, 11 de novembro. O bloco antes da divisão foi minerado pelo grupo de mineração com sede na China, Lubian. Os blocos bifurcados foram minerados pela F2Pool, Slush e BTC.com, Binance. A cadeia seguida, conforme mostrado a seguir.

Divisão de cadeia do Bitcoin. Fonte: Fork Monitor
Divisão de cadeia do Bitcoin. Fonte: Fork Monitor

Bitcoin cumpre o design de Satoshi Nakamoto

A pesquisa da BitMEX aponta que a corrente mais longa é a sobrevivente, o resto dos blocos são “órfãos”. Isso ocorre de acordo com o desenho do Bitcoin, apresentado por Satoshi Nakamoto em seu white paper, quando dois mineradores competem para produzir um bloco válido. De acordo com Nakamoto, a cadeia mais longa será considerada a blockchain válida, como escreveu o inventor do Bitcoin:

“Os nós sempre consideram a cadeia mais longa como a correta e continuarão trabalhando para estendê-la. Se dois nós transmitem versões diferentes do próximo bloco simultaneamente, alguns nós podem receber um ou o outro primeiro. Nesse caso, eles trabalham no primeiro que receberam, mas salvam o outro ramo para o caso de ficar mais longo. O empate será desfeito quando a próxima prova de trabalho for encontrada e uma ramificação ficar mais longa; os nós que estavam trabalhando na outra ramificação passarão para os mais longos.”

Notavelmente, os pesquisadores da BitMEX não relataram nenhum gasto duplo e nenhum erro de consenso. Além disso, a BitMEX observou que o evento é bastante “raro”. No entanto, Andreas Antonopoulos, autor dos livros “The Internet of Money” e “Mastering Bitcoin”, expressou o contrário e afirmou:

Bifurcações de consenso de comprimento 1 são tão comuns quanto uma por semana. Não há nada particularmente notável sobre uma bifurcação temporária de comprimento 2. É uma parte normal do protocolo. A frequência com que isso ocorrerá é a equação de Satoshi no white paper.

Na comunidade de cripto, os usuários apontaram para a coincidência entre o evento registrado pelo blockchain Bitcoin e o hard fork pelo qual Ethereum passou ontem. No entanto, ambos são completamente diferentes. O fork do Ethereum não foi anunciado e corresponde a uma atualização de seu código, conforme confirmado pelo desenvolvedor do Ethereum Core, Péter Szilágyi. A divisão da cadeia do Bitcoin é um evento normal, como explicou Antonopoulos.

Leia mais: Venezuela: Estatal de eletricidade corta energia de mineradores

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading