Após queda no preço para o patamar de US$25 mil, o Bitcoin tem leve alta após anúncio de que a maior gestora de ativos do mundo deu entrada em um ETF de Bitcoin.
Preço do Bitcoin
O valor do Bitcoin sofreu uma queda acentuada ontem, atingindo um valor mínimo inédito nos últimos meses, mas graças ao otimismo gerado pelo maior gestor de ativos do mundo, ele registrou um aumento superior a mil dólares. O Bitcoin viu seu valor cair fortemente na última sexta-feira, de quase $27.000 para abaixo de $26.000. Contudo, o final de semana trouxe um clima de estabilidade, com a criptomoeda se recuperando ligeiramente, estabilizando-se em torno de $26.000.
Os indicadores da inflação norte-americana (IPC) divulgados na quarta-feira não causaram muitas alterações, com o Bitcoin tendo breves momentos de valorização e depreciação ao longo de uma hora. A situação mudou, no entanto, com a decisão do Banco Central dos EUA (Fed) de suspender os aumentos da taxa de juros.
Em vez de uma esperada valorização, o Bitcoin sofreu um revés, despencando de $26.000 para um novo patamar mínimo de três meses, de menos de $25.000. Essa queda trouxe de volta um estado de preocupação no Índice de Medo e Ganância.

A situação do Bitcoin viu alguma melhora após a divulgação de que a BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, deu entrada em um pedido para um ETF Spot de Bitcoin nos EUA, o que seria uma novidade no país.
Altcoins
As altcoins também enfrentaram um dia difícil ontem, mas a maioria delas conseguiu registrar ligeiros ganhos nas últimas 24 horas. O Ethereum chegou a cair abaixo de $1.650, um valor mínimo que não era visto há meses. Contudo, após uma valorização de 2%, a moeda digital conseguiu se recuperar, chegando a $1.675.
Ripple (XRP), Dogecoin, Shiba Inu e Avalanche registraram valorizações similares desde ontem. A Litecoin subiu 3,5%, alcançando $75. Binance Coin, Ripple, Solana e Polkadot também viram seus valores aumentar.
A XRP firmou parceria com o Banco Central da Colômbia para criar um piloto de CBDC na XRP Ledger (XRPL).
“Ao aproveitar o poder da plataforma Ripple CBDC baseada no XRPL, este projeto abrirá caminho para avanços transformadores na utilização da tecnologia blockchain no setor público. Essa parceria mostra nosso compromisso em impulsionar a inovação e a eficiência, capacitando as entidades públicas a liberar todo o potencial de transações seguras e transparentes”. – afirmou James Wallis, VP da área de CBDC e Bancos Centrais na Ripple.
As moedas digitais Lido DAO e ICP foram as que tiveram o maior crescimento entre as 36 principais. LDO valorizou 4%, enquanto ICP teve um aumento de 5,5%, sendo negociada próxima a $4.
Moeda estatal
Já no campo das moedas estatais, o encerramento da semana é marcado pela divulgação do indicador de atividade econômica IBC-Br de abril, prevista para as 9h. Antes disso, às 8h, será divulgado o IGP-10 de junho.
Nos EUA, às 8h45, teremos um pronunciamento de Christopher Waller, diretor do Fed. Às 11h, serão divulgados os dados da confiança do consumidor de junho. Esses acontecimentos podem influenciar a perspectiva dos investidores.
O dólar é negociado a R$4,80 com queda de 1,5% na semana.