O ex CEO do twitter, Jack Dorsey (@jack) comentou que pretende deixar a mineração do Bitcoin (BTC) mais acessível e “aberta”.

O anúncio havia sido feito em outubro de 2021, em nome da Square, empresa que hoje faz parte do grupo Block (@blocks) – co-fundado por Jack – e que pretende trazer soluções relacionadas ao Bitcoin.

Thomas Templeton (@TempletonThomas), gerente geral de hardware da Blocks publicou uma thread explicando os pontos que foram levados em consideração para esta nova estratégia da empresa e como pretendem torná-la possível.

Mineração mais acessível

Templeton disse que seu objetivo é fazer com que a mineração de Bitcoin se torne mais eficiente e melhor distribuída.

Passfolio

Desde a compra dos equipamentos, até sua instalação, manutenção e a mineração propriamente dita.

“Estamos interessados ​​porque a mineração vai muito além da criação de novos bitcoins. Vemos isso como uma necessidade de longo prazo para um futuro totalmente descentralizado e sem permissão (permissionless).”

Os problemas identificados na mineração atual e porque não é acessível

O gerente de hardware levantou duas questões principais:

  • Quais são as maiores dificuldades atuais dos mineradores?
  • Quais são os maiores desafios a nível técnico?

Disponibilidade

Para a maioria das pessoas, as plataformas de mineração são difíceis de encontrar. Depois de conseguir rastreá-las, elas são caras e a entrega pode ser imprevisível.

Então é preciso fazer com que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo consiga ter acesso à compra e facilidade logística para receber o equipamento de mineração, tudo à um preço justo e rentável.

Credibilidade

Os problemas que eles mais ouviram por parte da comunidade são relacionados à dissipação de calor e poeiras, prejudicando o funcionamento e fazendo com que os equipamentos parem de funcionar constantemente, requerendo muito tempo para manutenção e reboot.

É preciso algo que, simplesmente, funcione.

Desempenho

Algumas plataformas de mineração geram harmônicos indesejados na rede elétrica. Eles também são muito barulhentos, o que os torna inviáveis para uso doméstico.

Também identificaram que, sem surpresa, todos os mineradores desejam menor consumo de energia e hashrates mais altos. Então será preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre desempenho e consumo de recursos.

Como será feito e por que é importante ter uma mineração mais acessível?

Tanto Thomas quanto Jack afirmaram que pretendem trazer estas soluções de forma aberta e colaborativa com a comunidade.

Foi até comentado sobre o desenvolvimento ser open-source (código aberto).

A iniciativa da Blocks é realmente muito válida e importante para o ecossistema do Bitcoin, pois ao deixar a mineração mais acessível e “aberta”, também é possível alcançar uma maior descentralização e um menor controle de grandes participantes, como as pools de mineração ou companhias milionárias que crescem mais a cada ano e, consequentemente, dominam mais o mercado.

O negócio de mineração como é hoje, acaba criando uma economia de escala onde os maiores mineradores, gradualmente, crescem mais. Inviabilizando a mineração doméstica e causando uma centralização no decorrer do tempo.

As proibições geopolíticas de mineração também prejudicam a descentralização (como ocorreu na China e no Cazaquistão), concentrando a atividade de minerar Bitcoin em algumas poucas localidades e, consequentemente, deixando a atividade mais vulnerável à leis e ataques direcionados.

Todo apoio à Block.xyz nesta nova missão!

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br