Passfolio

Quando pensamos em criptoativos, tanto no mercado financeiro quanto fora dele, não podemos deixar de lado uma das grandes protagonistas nisso tudo: a tecnologia Blockchain!

Quer saber mais sobre essa tecnologia, o papel que ela exerce no mercado cripto e se ela é segura? Continue lendo!

O que é a Blockchain?

De forma bem simples, podemos entender a essência da Blockchain como um software que roda em servidores descentralizados ao redor do globo, Nesses servidores estão presentes todas as informações das transações registradas e, por serem descentralizados, o acesso pode ser feito em qualquer lugar do mundo. 

A Blockchain surgiu junto ao Bitcoin, criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto, no ano de 2008. Isso porque foi a partir dessa cripto que a tecnologia Blockchain foi executada pela primeira vez, permitindo a transação da moeda digital. Inicialmente chamada de Chain of Blocks, o termo foi sendo adaptado ao longo dos anos.

Passfolio

Como ela funciona?

Essa cadeia de blocos (traduzindo o termo para o português) se chama assim justamente porque consiste em vários blocos que formam uma cadeia imutável, cada um deles contendo informações das transações. De tempos em tempos, novos blocos são criados e se juntam à ela.

Dependendo da Blockchain, as informações contidas nos blocos podem variar, como, por exemplo, informações sobre transações e os responsáveis por elas, data e hora em que ocorreram e muito mais!

Inicialmente, a Blockchain era utilizada apenas nas transações de criptomoedas, mas, hoje em dia, ela pode servir para diversas aplicações, como na tokenização. Além disso, ela ainda veio para resolver a questão do gasto duplo.

O que é o gasto duplo?

Para entender mais sobre o gasto duplo, vamos usar um documento de planilha como exemplo. Quando enviamos esse documento para outra pessoa, ele não sai de nossos dispositivos, é apenas uma cópia que vai ao destinatário. 

Com a Blockchain, isso não acontece. Quando você envia um criptoativo para outra pessoa, ela sai da sua wallet e vai para a de quem a recebe, evitando a criação de várias cópias daquele cripto e, também, possíveis fraudes. 

A Blockchain é segura?

Um fato importante sobre a Blockchain, como já falamos acima, é que ela é totalmente descentralizada. Isso significa que não existe um servidor central de armazenamento de dados, mas, sim, vários servidores que se conectam entre si.

Esses servidores estão espalhados por todo o mundo e utilizam da computação em nuvem (cloud computing) para processar, reunir e armazenar todos os blocos de informações.

A descentralização do sistema garante uma proteção a mais para todas as informações contidas ali dentro, dificultando as invasões aos dados e garantindo a segurança de todo o processo de transação, seja de valores, bens, serviços ou dados confidenciais.

A Blockchain é segura tanto porque os dados não podem ser alterados quanto pelo processamento, organização e armazenamento descentralizado desses dados. Para garantir que todas as transações sejam devidamente cumpridas pelas partes acordadas, a Blockchain ainda conta com a tecnologia dos Smart Contracts. Esses contratos digitais garantem a validação jurídica e dão ainda mais segurança a todo o processo!

Na Liqi, você pode contar com a tecnologia Blockchain no momento de comprar seus criptoativos, sejam eles tokens ou outros criptoativos, como o Bitcoin e o Ether. Que tal fazer parte da revolução na forma de realizar investimentos agora?

Passfolio