Cointimes

BNB pode derreter como o FTX Token? Analista acha que sim

Binance

O analista on-chain Dylan LeClair fez uma declaração polêmica em relação ao token BNB, apoiado pela maior exchange do mundo, Binance.

“Rotule-me de pessimista, mas tudo o que vejo é um monte de conversa fiada.”, disse o especialista e entusiasta de Bitcoin sobre o BNB. “[Retorno de] de 9x em dois meses durante a corrida de touros com apenas uma pequena correção? 10x contra o BTC desde 2021? Deve ser um ‘novo paradigma'”, ironizou o analista.

Em thread no Twitter, o analista que previu a falência da BlockFi mostrou evidências de que o BNB poderia cair e colapsar tanto quanto o token da falida FTX, o FTT. Em primeiro lugar, a alta de 820% com baixíssimo volume para apoiá-la no ano passado.

Alta do BNB em capitalização de mercado (com baixo voluma na subida) e BNB/BTC.
Alta do BNB em capitalização de mercado (com baixo voluma na subida) e BNB/BTC.

Sim, é verdade que o BNB é um ativo com utilidade real: os detentores recebem descontos nas taxas na Binance e é o token nativo da BNB Smart Chain. Mas, cético, Dylan levanta a questão de que a maior parte das criações na rede BNB provavelmente são golpes, e talvez o BNB não seja tão diferente do FTX Token, afinal.

Novamente em tom irônico, ele comenta: “Tenho certeza que foram os investidores de varejo que levaram o BNB a multiplicar sua cotação por 10 em dois meses. O mesmo aconteceu com o FTT, certo? Definitivamente não foi o operador da bolsa com um incentivo para aumentar o preço do seu próprio token para criar um ciclo de feedback de atenção, hype, e mais usuários…”

BNB/USDT vs. FTT/USDT.
BNB/USDT vs. FTT/USDT.

Após observar o que houve com o FTT e toda a manipulação por trás do criptoativo, não faltam especulações do que pode movimentar o BNB, considerando que também existe uma gigantesca exchange por trás. Os movimentos de preços foram muito similares nos últimos anos.

“O melhor desempenho contra tudo é revelador, e você deve perguntar-se qual é a razão. Quem está a apoiar este mercado (nós sabemos), e será que eles têm dinheiro infinito?”, perguntou LeClair.

As principais altcoins que bateram a média de mercado na última bull run foram Solana, Avalanche e Luna. Todas tiveram investimentos de grandes players que usaram volumes absurdos de alavancagem para impulsionar os ativos.

O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), quer nos fazer acreditar que o BNB (chamada anteriormente de Binance Coin) foi diferente. Em tweet de 8 de novembro, durante o colapso do FTT, ele afirmou que a lição que o mercado poderia aprender é não alavancar, principalmente usando um token próprio. CZ ainda afirmou: “A Binance nunca usou o BNB como colateral, nem nunca tomou dívidas.”

Para o analista LeClair, mesmo que o CZ esteja falando a verdade, a Binance parece subsidiar a alavancagem dos usuários. Na página de empréstimos, é possível tomar 1000 dólares (em BUSD) por 30 dias com 5,2 BNB de colateral (em staking!) ao custo de US $1,51 em BUSD.

“Todo este espaço é apenas uma tentativa de alquimia moderna. Criar tokens do nada e usar capital e marketing num mercado ilíquido para criar uma narrativa. A Binance recebeu 40% [da oferta de] BNB em ICO, o que valia ~$50b no topo.”

Como mais uma evidência de que o BNB estaria atualmente apoiado em muita alavancagem, o analista mostrou o volume spot do ativo contra o bitcoin e o volume de contratos perpétuos contra USDT.

BNB/BTC no mercado à vista
BNB/BTC no mercado à vista
BNBPERP/USDT (mercado alavancado)
BNBPERP/USDT (mercado alavancado)

Como último argumento de que o BNB poderia derreter, LeClair disse que o BNB era apenas uma versão mais centralizada do Ethereum, e prova disso foi a última interrupção na BNB Chain por parte dos validadores para parar um hacker.

Mas qual a sua opinião sobre o BNB token? Deixe nos comentários ou entre no grupo do Discord do Cointimes para discutir com outros membros da comunidade.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading