Cointimes

Brasil é novo epicentro do vírus e está ficando pior, relata Bloomberg

Brasil epicentro do vírus

Enquanto passamos por uma crise política e econômica, o Brasil é agora o lugar onde o coronavírus mais se espalha no mundo, respondendo por 13% de todos os novos casos em todo o mundo na semana passada.

Poucos dias depois de ultrapassar a Itália e a Espanha em número total de casos, nós estamos próximos de reivindicar o terceiro lugar do Reino Unido. De acordo com a Bloomberg, o país deve alcançar rapidamente a Rússia e os EUA.

+ LEIA MAIS: “Vamos ficar sem vacina por opção”, diz Átila Iamarino

“Bolsonaro não tem um ministro da saúde”

Uma recente matéria da Bloomberg noticia que nosso país está sem uma estratégia clara para conter o avanço do novo coronavírus, enquanto medidas de distanciamento social variam de estado para estado.

Na sexta-feira, o ministro da Saúde Nelson Teich renunciou com menos de um mês no cargo, já com o Brasil registrando 17.126 novos casos, de acordo com a contagem da Bloomberg e da Universidade Johns Hopkins. Mais de 16 mil pessoas morreram até agora.

O mercado emergente abriga 210 milhões de pessoas e seu sistema de saúde pública já estava subfinanciado e sob tensão muito antes da pandemia ter ocorrido em todo o mundo.

“Três ministros da saúde em menos de um mês; menos de 3.500 testes por milhão de pessoas; nenhuma orientação federal clara sobre como lidar com a pandemia; e políticas de contenção variadas e descoordenadas ”, escreveu Alejo Czerwonko, estrategista de mercados emergentes da UBS Financial Services, em nota aos clientes. “Não é surpresa que o Brasil” seja um novo epicentro, acrescentou.

Por fim, Bolsonaro disse aos aliados no fim de semana que não tinha pressa em escolher um novo chefe de saúde e pode deixar o ministro interino no cargo até encontrar o substituto certo.

O ministro interino Eduardo Pazuello, general militar e não médico, deve expandir o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19, a principal demanda do presidente que motivou a saída de Teich.


Para não perder nenhuma matéria nova no Cointimes, siga o nosso canal no Telegram!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading