Segundo o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), o Brasil pode parar com o shutdown do governo federal já no começo de 2021.

Em entrevista ao JR Notícias, o jovem deputado afirmou que a base do governo não está votando em propostas essenciais para o país, alertando para os riscos se o governo não votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

“Estamos esquecendo que se a gente deixar a lei de diretrizes orçamentárias para o ano que vem, entraremos em shutdown. O que isso significa? Isso significa que o governo não tem 1 centavo para movimentar sob pena de ir para cadeia, sob pena do presidente da República e dos ministros de estados irem para a cadeia!”

– afirmou Kim para o JR Entrevista.

O fechamento do governo poderia causar um caos completo pela falta de pagamento de médicos, professores, exército, policia e todos os servidores públicos na esfera federal. 

“[isso significa] não pagar 1 centavo de salário de médico, professor ou de qualquer um que trabalha em instituição pública… Estamos esquecendo que a lei determina é que… as diretrizes do orçamento não são votadas no ano anterior, no próximo ano o governo não pode gastar nada. Isso significa caos.”

– completou Kim.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) rege os gastos do governo federal para todo o ano seguinte (2021) e define as transferências de recursos da União. A votação da LDO está marcada para o dia 16/12 às 16 horas, mas ela precisa de quorum para ser votada e a falta de disposição da base governamental assusta os deputados e os brasileiros. 

Entretanto, os deputados só podem sair de férias se a lei for votada. Ou seja, eles têm um grande incentivo para que realmente aconteça a votação na data marcada.

Paralisação já aconteceu nos EUA

Donald Trump comprou lanches com o próprio dinheiro no shutdown de 2019

Apesar de parecer surreal, o “shutdown” ou paralisação do governo já aconteceu diversas vezes nos Estados Unidos. A última foi em 2019 e durou 35 dias. Ela aconteceu pois Trump e Congresso não concordaram com o orçamento daquele ano.

A situação foi tão desesperadora que o próprio Donald Trump teve que pagar as refeições de convidados da Casa Branca. 

Confira a entrevista completa do deputado Kim Kataguiri:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br