Cointimes
Altcoins

Briga de baleias: Elon Musk e CEO da Binance soltam faíscas no twitter

Baleia submarino elon musk e ceo da binance

Após Elon Musk cobrar um esclarecimento por parte da Binance a respeito dos problemas envolvendo saques travados de Dogecoin (DOGE) na plataforma, a empresa fez um comunicado em sua conta no twitter e CZ (CEO da Binance) solta provocação a respeito de problemas envolvendo a Tesla em resposta ao bilionário.

O que aconteceu?

A página @dogecoin_devs (524,4K seguidores) postou uma thread explicando toda a situação do ponto de vista deles no dia 11 de novembro de 2021.

De acordo com a página, há um ano atrás a Binance entrou em contato por estar com algumas transações de saque congeladas na rede.

A exchange não informou quais eram as transações para serem verificadas pelos devs, mas eles acreditavam que elas estavam travadas por pagamento insuficiente de taxa pela Binance à rede.

A empresa então decidiu reenviar as transações para seus clientes e os devs sugeriram que fossem utilizados os mesmos inputs das transações travadas para que, ao se confirmarem as novas transações, as antigas seriam invalidadas pela rede (praticamente sendo identificadas como tentativa de gasto duplo). Eles não foram informados se a Binance seguiu ou não sua sugestão.

Um ano depois, no dia 10 de novembro, a @dogecoin_devs foi notificada que as transações antes travadas foram transmitidas com sucesso repentinamente.

Isso ocorreu após a atualização 1.14.5 da Dogecoin que diminuiu as taxas mínimas de rede para validação das transações, com a intenção de melhorar a experiência dos usuários e focar em taxas mais baixas.

Então transações que não foram transmitidas por taxas insuficientes, agora poderiam ser validadas e enviadas e os usuários que haviam sido prejudicados no ano anterior receberam novamente os valores de saque da época.

Neste período a Dogecoin valorizou aproximadamente 9.800%, o que fez com que os clientes recebessem quase 100x o valor recebido em dólar 12 meses antes.

Valorização Dogecoin segundo tradingview do dia 08 de novembro de 2020 a 08 de novembro de 2021

Ao perceber o ocorrido, a Binance entrou em contato com os clientes beneficiados e solicitou a restituição das quantias, sob pena de congelar a conta daqueles que não colaborassem.

O que a Binance diz sobre o que aconteceu?

Muitos clientes reportaram que não conseguem devolver as quantias, pois elas já foram negociadas e perderam valor. Ou então casos de vendedores P2P que atuaram como intermediários para clientes e dependem que estes façam a devolução, mas sem resposta.

Existem muitas nuances no caso, mas de maneira geral, algumas contas continuam congeladas e também existem usuários reportando que os saques de Doge estão travados para todos, prejudicando clientes que não estavam relacionados com o que aconteceu.

A conta oficial da exchange publicou hoje uma thread explicando o ocorrido, afirmou que estão cientes de todos os problemas que já estão sendo resolvidos e ainda informou sobre uma atualização em sua carteira de Dogecoin para melhorar a experiência futura e evitar problemas parecidos.

Uma baleia incomoda muita gente

Uma explicação vinha sendo cobrada durante todo esse tempo, mas foi apenas após o tweet provocativo de Elon Musk que os usuários conseguiram um posicionamento oficial.

Algumas horas antes da thread, o bilionário respondeu um tweet da CoinDesk sobre a Binance, exigindo uma atitude sobre os saques congelados.

“Ei @cz_binance, o que está acontecendo com seus clientes Doge? Parece sombrio.”

E logo em seguida conseguiu uma resposta igualmente provocativa do CEO da exchange, CZ.

“Elon, temos quase certeza de que é um problema com a carteira #doge mais recente. Estamos em comunicação com os desenvolvedores. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que possa ter causado a você. O que aconteceu aqui?”

Incluindo um link com a manchete:
“Falha do software Tesla solicita recall de segurança para cerca de 12.000 veículos dos EUA”.

Com isso o CEO da Binance pretende mostrar que não existe nada “sombrio”, como insinuou Elon Musk, mas que esse tipo de problema é comum e pode acontecer com qualquer empresa, inclusive com a Tesla, da qual Elon Musk é CEO.

Elon Musk continua dizendo que não utiliza a Binance por escolha pessoal, mas está cobrando um posicionamento em nome da comunidade Doge que vem há dias sem resposta. Consegue um novo comentário do CZ de que o processo é entediante e demorado, pedindo paciência.

“Parece bom.” – diz Elon.

O que você acha? Parece mesmo?

Transações não enviadas por taxas insuficientes

Vale lembrar que todo esse problema começou pela transmissão de blocos com taxas abaixo do mínimo para validação pela rede e o mesmo pode ocorrer em qualquer outro protocolo que utilize taxas para estimular a competição e a validação dos dados.

Caso você estabeleça taxas customizadas abaixo do que a rede está exigindo, sua transação nunca será confirmada, até que os parâmetros mudem.

Por isso é recomendado monitorar as taxas médias e mínimas da rede antes de transmitir uma transação, a menos que você esteja utilizando protocolos sem taxas, como é o caso da nano.

Leia mais:

Elon Musk faz market cap da DOGE aumentar alguns bilhões com tweet

Elon Musk e Vitalik se unem para “melhorar” a Dogecoin, veja como

Elon Musk revela que SpaceX comprou bitcoin

CEO da Binance mostra que o mercado não liga para o KYC

Conheça os direitos fundamentais dos usuários de Bitcoin, segundo a Binance

Binance se registra no Brasil com “dados falsos”, revela jornal

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile