O especialista em finanças e idealizador do canal “Você Mais Rico“, Bruno Perini, analisou em vídeo recente a economia do jogo de NFT Axie Infinity, que está crescendo em popularidade.

Com o aumento de relatos de pessoas que começaram a ganhar uma renda extra substancial com o jogo, surgiu a questão de que o negócio poderia se assemelhar a uma pirâmide financeira.

Em vídeo, Perini admitiu que, quando ouviu falar pela primeira vez sobre ganhar dinheiro com o jogo, pensou que não poderia ser sério e acabaria se tratando de um golpe. Mas, citando o liberal inglês Herbert Spencer “há um princípio que funciona como uma barreira contra todas as informações, que é uma prova contra todos os argumentos e que é responsável por manter uma pessoa ignorante para sempre: esse princípio é o desprezo antes da investigação.“, disse Perini. Esse pensamento fez o influenciador buscar entender a economia do jogo antes de formar uma opinião.

Para Bruno Perini, é um aspecto chave notar como o valor é subjetivo. Uma carta de Charizard, um Pokémon de fogo, foi vendida por R$ 1,7 milhão no ‘mundo real’ enquanto o NFT mais caro de Axie Infinity foi vendido por R$ 5,4 milhões, o que demonstra essa tese.

“Eu não pagaria 1 real na carta do Charizard, nesses bichos aqui [axies] também não paguei 1 real até agora. No entanto, tem gente disposta a pagar muito dinheiro, por quê? Porque tem muita gente jogando esse jogo.”

Em vídeo, Bruno Perini, que é pioneiro de Bitcoin no Brasil e tem 1,1 milhão de seguidores no Instagram, explicou a economia do jogo Axie Infinity e as novas dinâmicas que os desenvolvedores trouxeram para o mercado de games. Assista abaixo:

Mas, basicamente, como já explicamos em outros artigos, os jogadores precisam adquirir 3 axies com ethereum para começar a jogar e passam a ser recompensados dentro do jogo com tokens SLP. Esses tokens, por sua vez, são necessários para criar mais axies e podem ser vendidos em exchanges.

Explicamos mais sobre SLP no vídeo a seguir:

“Na minha visão, Axie Infinity não é uma pirâmide”, diz especialista em finanças

O jogo não promete ganhos em reais, dólares, bitcoin ou ethers, a única coisa que o Axie Infinity consegue entregar são recompensas em SLP, a ‘moedinha’ do jogo. O SLP só tem preço de mercado porque há demanda, explica Perini, do contrário não haveria valor algum.

“Em nenhum momento há uma promessa de recompensa fixa, imutável, sem risco. Não há nada disso. Então, na minha visão, o Axie Infinity não é uma pirâmide.”

Mesmo não sendo uma pirâmide, há grandes riscos em investir em Axie Infinity. “Se a pergunta fosse: ‘o Axie Infinity é uma bolha?’ Eu teria que refletir muito mais, porque não sei se é uma bolha, mas com certeza uma hora a gente vai chegar num valor tão alto que vai ser uma bolha.”

Como a força compradora do token SLP é principalmente impulsionada pela demanda por novos Axies para jogar, uma queda na demanda ocasionaria em uma baixa no preço e consequentemente na diminuição da renda dos jogadores.

Por isso, Bruno Perini destaca 3 riscos importantes de Axie Infinity:

  1. Risco de problema na arquitetura do jogo;

Como o jogo é muito novo, existe uma chance de algum problema na arquitetura ou mesmo bug acarretar na perda de dinheiro de muita gente. “Isso já aconteceu no mundo das criptomoedas algumas vezes”, diz Perini.

  1. Desvalorização das moedas do jogo;

O cálculo que os novos jogadores fazem para estimar em quanto tempo terão o retorno do investimento após comprar 3 axies e começar a jogar pode levar ao erro. Os tokens, porém, são altamente voláteis e existe a possibilidade de você nunca ter um retorno financeiro sobre o investimento.

“O ponto é que o valor dessas SLPs pode subir ou pode cair, então você tem mudanças no mercado. E pensando na mudança mais brusca, é simplesmente ninguém mais valorizar SLP ou um axie, aí o que vai ter acontecido é que você vai ter pago muito caro para jogar ‘Pokémon’, sendo que poderia jogar de graça na internet.”

  1. Mudança nas regras do jogo;

Hoje há uma recompensa de 75 SLP por dia se o jogador sempre realizar a missão diária. Porém, antes do início da última temporada, era possível ganhar 150 SLP fazendo a mesma tarefa.

Isso pode continuar acontecendo, de acordo com Perini, se for do interesse dos desenvolvedores controlar a inflação e tornar a economia do jogo mais viável.

Vale pontuar ainda que, apesar do AXS ter sido criado para descentralizar a governança do Axie Infinity, as decisões ainda são bastante centralizadas. Entenda mais sobre o token AXS no vídeo abaixo:

Novo paradigma

Mesmo se o sucesso de Axie Infinity for esquecido em algum tempo, há um novo estilo de jogo para ser aproveitado. Segundo Perini, jogos conhecidos como Pokémon ou League of Legends poderiam estar ganhando muito mais dinheiro se tivessem um marketplace como o de Axie Infinity.

Não é segredo para ninguém que jogadores ganham dinheiro com qualquer tipo de jogo, sempre existiu uma demanda por itens e personagens melhores e/ou mais raros. As pessoas nunca deixaram de negociar esses ativos digitais por dinheiro fora do jogo, e as empresas por trás do game não ganhavam com isso.

Em Axie Infinity, a empresa Mavis Hub cobra uma taxa de 4,25% de todos os itens negociados no marketplace oficial, que movimentou quase 1 bilhão de dólares nos últimos 30 dias.

“Isso que o Axie Infinity fez, e não sei se ele foi o primeiro jogo a fazer isso, mas com certeza não será o último, mudou realmente a maneira como as empresas de games vão funcionar. Elas vão entrar nesse modelo que eles chamaram de ‘Play-to-Earn’.”

E apesar do pioneirismo, o especialista afirma que a onda de novos jogos que imitam o modelo podem tomar uma parcela do ‘hype’ do Axie Infinity.

“Pense nisso como um jogo onde talvez os itens que você tem no jogo, as moedas dele, os seus NFTs, possam vir a se valorizar e ter um valor de mercado. Mas assim como você, geralmente, está jogando um Counter Strike, League of Legends, Pokémon, apenas por divertimento, e talvez você ganhe alguma coisa fazendo isso, vendendo seus itens, aqui é o mesmo tipo de raciocínio.

Encare isso como um jogo, e não como uma oportunidade de mudar de vida, de ficar muito rico, de largar seu emprego para virar um jogador profissional. Tudo isso talvez seja uma opcionalidade para 0,0001% de quem vai jogar esse jogo. Para grande parte das pessoas isso deve ser encarado só como de fato é, um game.”, finalizou Perini.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br