A marca Campari está entrando na Web 3.0 e o faz através da coleção NFT “Alchimia di Campari” que será vendida através de leilão e também com preço fixo, dando acesso a benefícios exclusivos e prêmios físicos para apoiar a comunidade de bartenders.
Campari na Web 3.0 com “The Campari Blockchain”
Em parceria com a agência especializada em Web3, Três Ponto Zero, a reconhecida e iconica marca de bebida italiana, Campari, está entrando na era da nova internet descentralizada, através da plataforma “The Campari Blockchain”.
O projeto “The Campari Blockchain” é atemporal e tem o objetivo de construir uma comunidade forte de amantes da coquetelaria e mixologia, assim como apoiar a comunidade de bartenders, através do fundo que será gerado com as vendas da coleção exclusiva e gerido por Campari Academy.

Coleção NFT Alchimia di Campari
O lançamento deste novo projeto será realizado através do primer episódio, chamado de “Alchimia di Campari”, que envolverá um mix de venda por leilões e por preço fixo de 489 tokens não-fungíveis (NFTs).
Cada um destes NFTs pertencem a três diferentes “tiers” (ou níveis), que destravam também experiências e benefícios exclusivos da marca no mundo físico
Cada token da coleção Alchimia di Campari é inspirado nos 29 coquetéis finalistas da “Bartender Competition” – uma competição realizada pela Campari para promover a comunidade de bartenders e sua academia de formação profissional.
85% da venda dessas obras de arte digitais serão revertidas em prol do bartender:
- 60% para o fundo da Campari Academy; e
- 25% para os competidores da Bartender Competition.
Os leilões e as vendas por valor fixo começam no dia 05 de setembro de 2022 (05/09/2022) às 18h e a blockchain escolhida para a campanha foi a Ethereum, rede mais usada nesse universo. Web3.
Tier 1: Cocktail Master
Será um NFT único e inspirado no drink do vencedor da Bartender Competition, Daniel Estevan. Sua venda será realizada por meio de um leilão clássico e a forma de pagamento será em Ethereum (ETH) – com preço inicial de 1 ETH (~US $1.500). O maior lance (bid) no leilão, dentro do tempo definido, será o novo proprietário deste token.
O comprador do NFT “Cocktail Master”, da Alchimia di Campari, também ganhará uma viagem à Itália com direito a companhia do Bartender Daniel Estevan para vivenciar experiencias únicas no decorrer de 3 dias (Milão, em business class); o quadro físico do NFT; e terá acesso a eventos exclusivos da Campari.
Além disso, receberá uma masterclass de coquetelaria em domicílio para até 5 pessoas, um bar em casa para até 30 pessoas (com bebidas alcoólicas incluídas) e poderá participar da comunidade exclusiva: The Campari Blockchain no Telegram.
Tier 2: Cocktail Special
Este tier inclui oito (8) NFTs inspirados nos drinks dos quatro finalistas da competição:
- Ana Gumieri
- Guilherme Ferrari
- Rafael Miorin
- José Ronaldo Oliveira
Cada drink terá dois NFTs – que serão vendidos por meio do leilão do tipo holandês.
No leilão holandês (ou degressivo), cada token começa com um valor de 1 ETH, que será reduzido de tempos em tempos até que os interessados façam a oferta no preço atual. O primeiro a ofertar se torna dono do “drink digital”.
Os compradores desses NFTs participarão da comunidade exclusiva The Campari Blockchain no Telegram e poderão optar entre ter uma masterclass de coquetelaria em domicílio para até 5 pessoas ou um bar em casa para até 30 pessoas (com bebidas alcoólicas incluídas), além de receber os quadros físicos dos NFTs.
Tier 3: Cocktail Classic
Este “tier” completa a coleção de Alchimia di Campari com os 480 NFTs restantes inspirados nos drinks dos 24 semifinalistas e terão valores fixos de R$200.
Sua venda se dará por meio de PIX assim como em Ethereum (ETH). Ao adquirir uma arte colecionável dessa categoria, os consumidores poderão usufruir da comunidade exclusiva The Campari Blockchain e resgatar itens de coquetelaria exclusivos da marca como uma barrica de carvalho de 2L ou um kit incrível de coquetelaria.
Quem é Campari e o que é a Campari Academy?
O Campari Group é uma empresa importante no setor global de bebidas, comercializando suas marcas em mais de 190 países ao redor do mundo com posições de liderança na Europa e nas Américas.
Fundado em 1860 e hoje é a sexta maior empresa mundial na indústria de bebidas destiladas premium com portfólio de mais de 50 marcas, divididas em bebidas destiladas (seu principal negócio), vinhos e refrigerantes.
Com sede em Sesto San Giovanni, na Itália, a Campari possui 22 fábricas em todo o mundo e marcas de renome internacional como Aperol, Appleton, Bulldog, Campari, Cinzano, SKYY Vodka e Wild Turkey.
A Campary Academy é uma plataforma de desenvolvimento e apoio a comunidade de bartendes com conteúdo educativos, que vão desde o treinamento base de produtos e coquetéis até uma imersão sobre as técnicas mais avançadas do mercado de coquetelaria. Com receitas, webconferences, dicas de mixologia e muito mais.