Contando com a presença do presidente Lula em Belo Horizonte (BH), o Caravana Federativa levou informações sobre as inovações estatais para a capital mineira e se reuniu com apoiadores.
Na abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que as Caravanas Federativas levam o governo diretamente até quem mais precisa, combatendo a invisibilidade que, por muito tempo, afastou parte da população das políticas públicas.
Ele destacou que a iniciativa fortalece o pacto federativo ao apoiar especialmente os municípios que enfrentam maiores desafios para acessar programas e recursos federais.
Após participar da mesa de abertura do evento, o diretor-presidente do Serpro, Wilton Mota, destacou a importância das Caravanas Federativas como um espaço estratégico para fortalecer a colaboração entre os entes federativos.
Segundo ele, o Brasil só progride quando as administrações públicas trabalham de forma integrada. Wilton também ressaltou o compromisso contínuo do Serpro em construir um Estado mais moderno, eficiente e próximo da população.
“O Serpro é parceiro permanente das Caravanas Federativas porque acredita no que elas representam: presença, escuta e compromisso com cada canto do Brasil. A transformação digital que entregamos, com uso de inteligência artificial, big data, blockchain e a nossa Nuvem Soberana, não é apenas tecnológica. Ela representa inclusão, simplicidade e garantia de direitos. Cada solução que oferecemos nasce do propósito de cuidar do Brasil e de construir um país mais justo, moderno e conectado com seu povo“, afirmou.
Presidente Lula e diretor do Serpro durante Caravana Federativa em Belo Horizonte (Divulgação/Serpro).
Serpro tem contribuído com implantação de blockchain e soluções de tecnologia em todo o Brasil
Em todas as edições de 2025 do Caravana Federativa, o Serpro, estatal referência em inteligência para governo digital, apresentou soluções e serviços inovadores, além de promover a emissão gratuita de certificados digitais. Assim, a iniciativa impulsionou a modernização da gestão pública municipal, tornando-a mais eficiente e conectada.
As edições de Natal (RN), São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR) e Belo Horizonte (MG) reuniram milhares de gestores públicos, destacando a participação de prefeitas, prefeitos, secretarias municipais e equipes técnicas.
No passado, o Serpro já colaborou com a Receita Federal para lançar a solução de cadastros de CPF e CNPJ em blockchain, a b-CPF e b-CNPJ. Ao que tudo indica, a estatal segue com a tecnologia distribuída no roteiro de inovações, levando acesso a todo o país.
Fonte: Caravana Federativa visitou BH com Lula e mostrou adoção de blockchain estatal brasileira
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.