Cointimes
Fintechs e Startups

Carteira de bitcoin do governo é horrível, reconhece El Salvador com novo parceiro

Protestante anti-bitcoin

Protestante anti-bitcoin em El Salvador. Foto: AFP/BBC.

Após nove meses com o bitcoin como moeda oficial, El Salvador ainda enfrenta sérios problemas de adoção, principalmente com a Chivo – a carteira governamental de bitcoin. 

A Chivo já foi lançada com funções que vão contra o ethos do bitcoin, a versão atual conta com a necessidade de identificadores pessoais que ficam guardados com o governo, permitindo o rastreamento de todas as transações de bitcoin com a carteira. 

Isso se a carteira funcionar corretamente. Relatos de erros se tornaram comuns nas redes sociais de turistas e moradores locais, alguns impedem o gasto de bitcoin, outros não localizam o recebimento e provavelmente há tantos que desconhecemos. 

A Chivo é um desastre. Aliás, todos os bitcoins dos usuários dela estão nas mãos de empresas desconhecidas pelo público, há boatos afirmando que a Binance estaria por trás de parte da solução.

Quão desastroso seria se a carteira fosse hackeada? 

AlphaPoint resgatará a Chivo?

Para tentar estabilizar a carteira, o governo de El Salvador decidiu contratar a norte-americana AlphaPoint. Ela é uma empresa prestadora de serviços diversos, como corretoras white label de criptomoedas, custódia e tokenização. 

Inclusive, a Alphapoint já prestou serviços para algumas corretoras brasileiras, entretanto, perdeu boa parte do mercado após alguns anos.

“Ninguém nunca tentou executar um projeto desse tamanho. Nós da AlphaPoint temos a honra de estar envolvidos no processo e fornecer as soluções escaláveis e confiáveis necessárias para este grande empreendimento. O aplicativo Chivo atualmente suporta milhões de salvadorenhos, muitos pela primeira vez acessando serviços financeiros”, disse Igor Telyatnikov, cofundador e CEO da AlphaPoint.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Posts relacionados

Salário em Bitcoin: Bitwage lança nova plataforma

Gustavo Marinho
31 de janeiro de 2022

Huobi se move para paraíso fiscal, bom lugar para pagar menos imposto?

Cláudio Brito
10 de novembro de 2021

China vai estabelecer padrões para Fintechs

Cointimes
22 de novembro de 2019
Sair da versão mobile