Já apresentamos as principais carteiras de bitcoin, as carteiras online mais famosas, mas hoje vamos falar de uma carteira de bitcoin específica, a Samourai Wallet.

Review Samourai Wallet

A Samourai Wallet é uma carteira de Bitcoin feita para Android, ela ainda está na sua versão Alpha, porém já tem implementada muitas inovações e sistemas de segurança que nenhuma outra carteira implementou.

Os desenvolvedores se definem como ativistas, dedicados a criar softwares que o Vale do Silício nunca criará, que os reguladores nunca permitirão e que os fundos de investimentos nunca vão investir. “Nós criamos software que o Bitcoin merece”.

PayNyms solução para pagamentos

A carteira de bitcoin Samourai foi a primeira a implementar a Proposta de Melhoria do Bitcoin 47 (BIP 47). Essa implementação resolve alguns problemas de privacidade para os vendedores que aceitam bitcoin.

O PayNym permite que você adicione seus amigos ou uma lista de contatos usadas regularmente para mandar ou receber bitcoins, sem revelar sua balança ou histórico de transações.

A carteira produz um código especial que nunca muda, esse código pode ser compartilhado em público e quando escaneado, ele vai gerar um endereço de bitcoin único e nunca usado.

O PayNym é criado pegando um código BIP 47 válido, aplica-se um algoritmo de hash especial que produz um resultado único dos quais derivam a imagem do PayNymBot, que nada mais é do que uma representação visual de um código BIP 47 válido.

Aqui eu fiz meu PayNymBot, ele é maravilhoso e super simpático:

payNymbot
O meu PayNym

O bot gera automaticamente um novo endereço para cada transação criada, vale ressaltar que apenas você tem o controle do bot.

Ricochet Send

A Ricochet Send é um sistema que tenta confundir as blacklists usadas por grandes exchanges. É isso mesmo, grandes e pequenas exchange como a Binance e inclusive algumas brasileiras utilizam de softwares que monitaram todas as transações de bitcoin.

Esses softwares fazem elações e tentam prever se os bitcoins enviados foram usados de forma ilícita, são chamados de “tinted bitcoins”, ou seja, você pode ter recebido uma transação de bitcoin de alguém e quando for tentar liquidar seus bitcoins, sua conta é bloqueda.

programa de espionagem em blockchain

A imagem acima mostra o funcionamento desse tipo de software em ação.

Para evitar esse tipo de situação a Samourai Wallet criou o Ricochet Send, uma forma de dificultar o trabalho dos programas espiões de blockchain.

Stonewell

Outro método aplicado para melhorar a obfuscação das transações no blockchain do Bitcoin é o STONEWALL.

Esse método simula uma transação estilo CoinJoin (que faz mix de transações), isso ajuda a aumentar a entropia das transações e reduz a capacidade de análise no blockchain.

Essa vantagem não custa um centavo a mais e já é utilizada como padrão.

Smart Miner Fees, RBF e SegWit

Não é apenas de privacidade que a Samourai Wallet vive, como qualquer boa carteira de bitcoin ela permite que você refaça as transações de bitcoin, se por algum motivo você queira aumentar a velocidade de confirmação do blockchain.

Utilizando o OXT Block Explorer, serviço de exploração de blockchain comprado pela Samourai, a carteira provê as chamadas Smart Fees, ou seja, com base em análise o app dará uma estimativa das taxas de transação de acordo com a velocidade de transação que você quiser utilizar.

Essa carteira bitcoin foi uma das primeiras a implementar o SegWit, nela é possível escolher se você quer transações bech32 (segwit padrão) ou transações normais.

Outras funções

Essa carteira de bitcoin permite a conexão via TOR ou VPN, também é possível conectá-la ao seu próprio node de bitcoin.

Ela permite o uso de batch transactions, um tipo de transação muito usada por exchanges, com ela é possível agrupar diversas transações em um output, diminuindo fees e espaço gasto no blockchain.

Pontos “negativos”

Na última atualização a equipe de desenvolvimento da Samourai retirou a conversão em moedas fiat, para eles chegou a hora de pararmos de comparar o bitcoin com o dólar.

Se por um lado isso causa uma mudança de mentalidade, por outro, é um empecilho para adoção da carteira por comerciantes.

Visto que ela foi criada por ativistas, é compreensível que essa wallet de bitcoin não tenha referência em moedas fakes como o dólar.

Você usaria a Samourai?

Não apenas usaria, eu uso a Samourai como carteira de uso diário. A retirada do conversor bitcoin/real ou dólar não atrapalhou muito, pois eu também uso o aplicativo Sentinel (dos mesmos desenvolvedores) ele permite a conversão em moeda fiat.

Para quem está começando eu recomendo o uso de outras wallets, àqueles que já têm certa experiência no uso de bitcoins a Samourai Wallet é opção perfeita.

Além de todas as funções de uma carteira comum, ela te dá acesso a opções mais avançadas e extremamente necessárias em tempos de programas que analisam 24/7 o blockchain do bitcoin.

Gostou do resumo sobre a carteira de bitcoin Samoura Wallet? Vamos fazer uma revisão por semana, fique ligado nas nossas redes sociais e compartilhe o conteúdo se você acha que ele ajudará alguém.