Cointimes

CEO de corretora chama congressistas de palhaços e idiotas: “Estamos em um nível sem precedentes de idiotice”

Jesse Powell
  • Carta de congressistas sobre bitcoin despertou a fúria de Jesse Powell (CEO da Kraken)
  • Comunidade responde à críticas infundadas sobre efeitos do Bitcoin, Monero e outras cripotmoedas baseadas em Prova de Trabalho.

Uma carta aberta com 23 assinaturas de membros do Congresso dos Estados Unidos foi endereçada à Agência de Proteção Ambiental, pedindo por sérias investigações sobre a mineração de bitcoin no país.

A carta afirma que as criptomoedas estão “envenenando nossas comunidades” e criptomoedas como Bitcoin, Monero e Zcash deveriam largar a mineração “ineficiente” via Prova de Trabalho (Pow – Proof-of-Work) para “Proof-of-Stake”, que consumiria 99,99% menos energia. 

Jesse Powell destrói congressistas

Jesse Powell
Jesse Powell, CEO da Kraken

As acusações até parecem ter algum sentido,entretanto, conforme mostra Jesse Powell (CEO da Kraken) elas estão erradas. 

“Se você acha que estamos usando mais energia do que deveríamos, vamos ter essa discussão. O que vamos cortar? Ordenamos pelo que é novo ou pelo que é mais inútil para a sociedade? Que tal guerras, TV? Somente os registros fiscais de criptomoedas de 2021 usaram um bilhão de ziggawatts e mataram 99 florestas tropicais. /desabafo”- tweetou Powell. 

Para Jesse o “florescimento humano depende de energia abundante. Pelo menos o Bitcoin está tentando reiniciar a indústria, subsidiando limpas/renováveis.”

Ele vai mais longe e ataca a incompetência dos políticos norte-americanos, que até hoje continuam permitindo a compra de energia russa, venezuelana e iraniana enquanto tentam de qualquer forma fechar plantas nucleares e outras fontes energéticas. 

“E é melhor os políticos começarem a construir energia nuclear. Vocês, palhaços, não podem nem evitar comprar energia de seus inimigos. Onde está nossa energia doméstica?”

Bitcoin e energia, um jogo de soma zero? 

O alto uso energia do bitcoin não significa que ele tem necessariamente efeitos negativos, muito pelo contrário, as pessoas só compram bitcoin pois elas acham útil e positivo para suas vidas. 

“Como sociedade, estamos em um nível sem precedentes de idiotice. Atacamos as boas e enormes melhorias em relação ao status quo, porque não é perfeito. Estranhamente, nunca olhamos para trás e questionamos por que o status quo deve ser defendido com tanto vigor. PoS vs PoW é maçãs e laranjas. Fiat é assassinato.”

Nesse sentido ele explica que “o jogo [entre PoS e PoW] não é soma zero. A energia é fungível. Algumas coisas custam mais energia porque são melhores. Meu laptop suga mais energia do que minha calculadora por um motivo. Ambos são bons e podem coexistir. Eles não são intercambiáveis.”

A ideia de um “jogo de soma zero” parte do princípio de que para alguém ganhar algo outra pessoa precisa perder. Na economia, geralmente as relações econômicas não são um jogo de soma zero e geram benefícios para todos os envolvidos na transação. 

Por exemplo, um agricultor planta banana, colhe e vende. O consumidor paga pelo produto (banana), enquanto o agricultor recebe o dinheiro. Ambas as partes estão mais felizes com a transação e saíram ganhando. 

O mesmo acontece com o uso de criptomoedas, os mineradores entregam transações seguras, fora do alcance de burocratas e o consumidor recebe esses valores pagando indiretamente a taxa de subsídio e uma transação. Todos saem melhores no final. 

E as externalidades, o resultado do consume de hardware e energia, na verdade são fatores produtivos. Eles incentivam a adoção de energias mais sustentável e hardwares mais eficientes. 

O gráfico abaixo mostra a relação de Joules por Terahash de diversas empresas produtoras de máquinas para minerar BTC. 

Gráfico com eficiência das asics ao logno dos anos em J/TH
Fonte: Bitmex

Algumas das empresas acima já se aventuraram no mercado de chips para inteligência artificial devido ao seu know-how para produção de máquinas extremamente eficientes com grandes cargas de trabalho devido à mineração com bitcoin. 

E você? O que acha sobre essa discussão relacionada ao consumo energético das criptomoedas? Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading