Cointimes
Economia

CEO de corretora chama congressistas de palhaços e idiotas:“Estamos em um nível sem precedentes de idiotice”

Jesse Powell

Uma carta aberta com 23 assinaturas de membros do Congresso dos Estados Unidos foi endereçada à Agência de Proteção Ambiental, pedindo por sérias investigações sobre a mineração de bitcoin no país.

A carta afirma que as criptomoedas estão “envenenando nossas comunidades” e criptomoedas como Bitcoin, Monero e Zcash deveriam largar a mineração “ineficiente” via Prova de Trabalho (Pow – Proof-of-Work) para “Proof-of-Stake”, que consumiria 99,99% menos energia. 

Jesse Powell destrói congressistas

Jesse Powell, CEO da Kraken

As acusações até parecem ter algum sentido,entretanto, conforme mostra Jesse Powell (CEO da Kraken) elas estão erradas. 

“Se você acha que estamos usando mais energia do que deveríamos, vamos ter essa discussão. O que vamos cortar? Ordenamos pelo que é novo ou pelo que é mais inútil para a sociedade? Que tal guerras, TV? Somente os registros fiscais de criptomoedas de 2021 usaram um bilhão de ziggawatts e mataram 99 florestas tropicais. /desabafo”- tweetou Powell. 

Para Jesse o “florescimento humano depende de energia abundante. Pelo menos o Bitcoin está tentando reiniciar a indústria, subsidiando limpas/renováveis.”

Ele vai mais longe e ataca a incompetência dos políticos norte-americanos, que até hoje continuam permitindo a compra de energia russa, venezuelana e iraniana enquanto tentam de qualquer forma fechar plantas nucleares e outras fontes energéticas. 

“E é melhor os políticos começarem a construir energia nuclear. Vocês, palhaços, não podem nem evitar comprar energia de seus inimigos. Onde está nossa energia doméstica?”

Bitcoin e energia, um jogo de soma zero? 

O alto uso energia do bitcoin não significa que ele tem necessariamente efeitos negativos, muito pelo contrário, as pessoas só compram bitcoin pois elas acham útil e positivo para suas vidas. 

“Como sociedade, estamos em um nível sem precedentes de idiotice. Atacamos as boas e enormes melhorias em relação ao status quo, porque não é perfeito. Estranhamente, nunca olhamos para trás e questionamos por que o status quo deve ser defendido com tanto vigor. PoS vs PoW é maçãs e laranjas. Fiat é assassinato.”

Nesse sentido ele explica que “o jogo [entre PoS e PoW] não é soma zero. A energia é fungível. Algumas coisas custam mais energia porque são melhores. Meu laptop suga mais energia do que minha calculadora por um motivo. Ambos são bons e podem coexistir. Eles não são intercambiáveis.”

A ideia de um “jogo de soma zero” parte do princípio de que para alguém ganhar algo outra pessoa precisa perder. Na economia, geralmente as relações econômicas não são um jogo de soma zero e geram benefícios para todos os envolvidos na transação. 

Por exemplo, um agricultor planta banana, colhe e vende. O consumidor paga pelo produto (banana), enquanto o agricultor recebe o dinheiro. Ambas as partes estão mais felizes com a transação e saíram ganhando. 

O mesmo acontece com o uso de criptomoedas, os mineradores entregam transações seguras, fora do alcance de burocratas e o consumidor recebe esses valores pagando indiretamente a taxa de subsídio e uma transação. Todos saem melhores no final. 

E as externalidades, o resultado do consume de hardware e energia, na verdade são fatores produtivos. Eles incentivam a adoção de energias mais sustentável e hardwares mais eficientes. 

O gráfico abaixo mostra a relação de Joules por Terahash de diversas empresas produtoras de máquinas para minerar BTC. 

Fonte: Bitmex

Algumas das empresas acima já se aventuraram no mercado de chips para inteligência artificial devido ao seu know-how para produção de máquinas extremamente eficientes com grandes cargas de trabalho devido à mineração com bitcoin. 

E você? O que acha sobre essa discussão relacionada ao consumo energético das criptomoedas? Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Navios chineses perseguem barcos japoneses, tensão aumenta

Cointimes
11 de maio de 2020

O Reino Unido não está pronto para o Brexit. Custo será alto

Cointimes
27 de fevereiro de 2019

Bitcoin em queda após votação do projeto de infraestrutura no Senado americano

Bruno Haacke
10 de agosto de 2021
Sair da versão mobile