• Chips open source estão se destacando no mercado e podem atingir R$3 bi em vendas apenas em 2022
  • Explosão Cambriana dos chips está próxima
  • Intel e AMD não estão preocupadas, mas os bitcoiners sim

Já temos dinheiro de código aberto, sistemas operacionais e agora chegou a vez dos chips “open source”, de acordo com relatório de uma das maiores empresas de análises de tendências do mundo, a Deloitte. 

Processadores com o conjunto de instruções de código aberto RISC-V, distribuído pela licença BSD está ganhando força na indústria. 

Vantagens de processadores open-source

Desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, mesmo local que criou as bases de código para o Unix que por sua vez geraram o Linux e MacOs, a RISC-V já é usada em computação de nuvem, estudos de inteligência artificial e sistemas de controle de máquina. 

Como resultado do código ser aberto as “companhias podem economizar milhões de dólares em licenças” afirmou a Deloitte. “Sendo de código aberto, o RISC-V também não é afetado pelas restrições de exportação. Isso o torna atraente para as empresas, especialmente na China, que foram afetadas ou temem ser afetadas por essas restrições.”

Além de universidades, a arquitetura conta com o apoio de gigantes como Nvidia, Oracle, Qualcomm, Western Digital e Google. 

Por estes motivos a venda de chips RISC-V está crescendo absurdamente, conforme mostra o gráfico abaixo:

Venda de chips open source

Chips open source podem criar uma “explosão Cambriana“

A explosão Cambriana foi um período geológico no qual diversas espécies começaram a surgir no planeta Terra, uma explosão de variedades da vida. 

Segundo o relatório, a RISC-V com “seu menor custo e maior flexibilidade, poderia levar a uma explosão no estilo cambriano em novos designs de chips. Centenas ou milhares de novos chips podem precisar ser fabricados por fundições, em volumes baixos no início, mas qualquer potencial boom em novos designs de chips seria um vento de cauda para os fabricantes de semicondutores.”

Apesar disso, é “improvável” que a mudança na indústria aconteça em breve. Há algumas iniciativas como do governo chinês construindo laptops populares com suporte a navegadores open-source e um projeto russo com a ideia de vender apenas 60.000 computadores com esses chips. 

Esses número não preocupam a Intel e AMD, apesar de parecerem gigantescos, não se compararam com as centenas de bilhões de dólares envolvidos na indústria de chips.

E o Bitcoin com isso?

O Bitcoin foi criado e se fundamentou como um projeto de código aberto, boa parte de seu sucesso mora no fato de ser facilmente auditável e livre. 

Por este motivo os bitcoiners mais tradicionais gostam de usar uma moeda de código livre, softwares de código livre ( GIMP, Audacity e outros), mas esperam até hoje para ter facilmente chips com a mesma filosofia. 

O RISK-V pode ser a cereja no bolo dos amantes da liberdade computacional, completando a tríade “dinheiro livre, software livre e hardware livre”.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br