Cointimes
Análise Técnica - Preço do bitcoin

Como acumular BTC na baixa: não acredite em ninguém

Preço do bitcoin caindo

Sempre que o preço do bitcoin começa a cair, “buy the dip” (compre na baixa) se torna o lema dos entusiastas de BTC nas redes sociais. Neste artigo, explico por que você não deve confiar nessas pessoas, mas também não ignorá-las.

A empresa de análise de dados on-chain e sentimento dos investidores, Santiment, acompanha todos os chamados públicos de “compre na baixa” ou posts de bitcoiners gabando-se de aproveitar o desconto, “comprei no fundo”.

Analisando os termos em inglês “buy” ou “bought” e “dip” ou “dips” no Twitter, Reddit e Telegram, temos esse resultado agregado:

Em verde, temos o preço do bitcoin mostrando que a maioria dos usuários erraram em determinar que por volta de 3 de janeiro teria sido o fundo.

Em publicação desta sexta-feira (14), a Santiment nota que a maioria das chamadas de ‘comprar o fundo’ foram feitas longe do fundo real. “Como esperado, a multidão estava errada.

Anteriormente, em 3 de janeiro, a firma de análise havia sugerido que um comportamento do início de dezembro do ano passado poderia se repetir. O pico de volume de menções não acertou o fundo, mas o preço do bitcoin só voltou a se recuperar quando o interesse em “buy the dip” diminuiu.

Na publicação do início deste ano, a Santiment observou o “sentimento de multidão ponderado”, que basicamente demonstra o sentimento da multidão multiplicado com o “volume social”. A métrica, segundo os analistas, poderia revelar o quanto é a excitação ou a depressão da multidão.

Como resultado, surgiu a interpretação de que um bom momento para realmente aproveitar a baixa acontecia quando dois fatores estavam alinhados:

  1. Sentimento negativo da multidão
  2. Preço lateralizado no fundo ou caindo

Em relação ao momento de mercado atual, a Santiment observou nesta sexta-feira (14) que:

  1. A multidão está mostrando sinais de perda de interesse para o mercado. Quem queria sair, já o fez. Aqueles que decidiram segurar estão realmente segurando.
  2. A empolgação “Compre na baixa” está diminuindo, a baixa está sendo comprada cada vez menos.

“A relação risco/recompensa parece cada vez melhor. O hype acabou, então os investidores provavelmente poderiam considerar começar a entrar em suas posições.”, concluiu a análise.

Embora seja interessante observar o que as pessoas estão dizendo, e até mesmo diferentes métricas de empresas de análises, é importante fazer a sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Veja também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile