Cointimes
Coluna

Como e por que investir em dólar no Brasil em 2021

Notas de dólar e real

Não é mais novidade que nossa moeda, o real, está em forte e constante desvalorização frente ao dólar. Nesse post você vai entender como isso é prejudicial para o seu patrimônio e ver como investir em dólar morando no Brasil, que é uma simples solução para resolver esse problema.

Gráfico da taxa de câmbio Reais/Dólar entre 2011 e 2021. Fonte: Banco Central


Por incrível que pareça, um erro grave que ainda existe no Brasil é que muitos brasileiros não sabem como o Dólar alto é ruim e afeta a nossa vida financeira.

A razão pela qual você deve investir em dólar

Não é raro encontrar alguém na rua que pense assim “eu não quero saber do Dólar porque não vou viajar para Disney”. Em algum momento você deve ter ouvido um colega, familiar, ou até mesmo você reproduzindo esse tipo de afirmação.

E o erro é que não é somente quem viaja para a Disney que se prejudica com a alta do Dólar. São todos os brasileiros.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

    Nosso dinheiro passa a valer menos e ficamos mais pobres perante o resto do mundo.

    Não é coincidência, por exemplo, que os eletrônicos ficaram mais caros e o mercado de carros importados usados ficou repentinamente aquecido.

    Todos os itens que precisam de produtos ou serviços importados vão ficar mais caros com a desvalorização do Real. Ao invés de carros importados novos, a demanda passou para o mercado de usados, já que os preços subiram consideravelmente.

Dolarização de patrimônio

Se engana também quem pensa que não existe uma maneira de escapar dessa situação. Existe sim uma maneira de proteger seu patrimônio.

A dolarização de patrimônio é justamente essa blindagem que você pode recorrer para evitar que seu capital seja arruinado em cenários de desvalorização cambial.

Na prática, você dolariza seu patrimônio ao investir em dólar, algo que já é possível e acessível ao investidor brasileiro.

Não precisa ter cidadania americana ou qualquer coisa do tipo. Com acesso a um celular para investir em uma corretora, por exemplo, você já consegue fazer isto.

A demanda por investimentos em ativos internacionais bateu recorde no Brasil em 2020, segundo reportagem da própria CNN Brasil.

No caso da reportagem da CNN, é falado sobre o aumento da demanda do investir brasileiro por BDR’s (Brazilian Depositary Receipts), papéis de empresas estrangeiras listadas na bolsa brasileira.

A única desvantagem do BDR é que você não investirá no ativo em Dólares, de fato, mas sim em Reais. Abaixo vou listar 3 formas para você, de fato, investir em dólar no Brasil e conseguir dolarizar seu patrimônio.

Como investir em dólar morando no Brasil?

1. Contas internacionais

Hoje é simples para uma pessoa física ou pessoa jurídica abrir conta em dólar no Brasil.

Nada mais é do que uma conta corrente em moeda estrangeira (Dólar ou Euro) que você consegue manter sem nenhum custo.

O Banco BS2 e C6 Bank são duas opções de instituições financeiras que permitem a abertura gratuita de contas internacionais para os seus correntistas.

No vídeo abaixo você pode ver, na prática, como abrir e usar a conta internacional pessoa física do BS2.

2. Investir em Dólar na Bolsa dos EUA

Essa é a minha modalidade preferida. Através de corretoras americanas que atendem brasileiros, como é o caso da Passfolio, por exemplo, qualquer brasileiro consegue ter acesso ao mercado financeiro norte-americano.

E aqui as possibilidades são imensas – investir em empresas como Google, Nike, Disney, Amazon, Apple. Simplesmente as maiores de cada setor.

Até alguns anos atrás, para um brasileiro conseguir investir nos EUA precisava passar por uma burocracia enorme.

A vantagem da Passfolio é que a corretora tem uma plataforma em português e um suporte dedicado também aos investidores brasileiros, auxiliando na declaração do imposto de renda dos seus investimentos no exterior.

O vídeo abaixo mostra como abrir e negociar, na prática, ativos do mercado norte-americano através da Passfolio.

3. Bitcoin e Criptomoedas

Apesar de nem todo mundo gostar de Bitcoin, essa é uma alternativa que também pode ser utilizada para manter o capital em um ativo dolarizado.

Por mais que o Bitcoin também tenha sua cotação em reais, ele é um ativo global. E como todo ativo global, a cotação base real é definida em dólares.

Podemos traduzir a cotação do Bitcoin em Reais como a multiplicação da cotação do Bitcoin em Dólar vezes a taxa de câmbio do dia.

O risco nesse mercado é consideravelmente maior do que as outras 2 opções desse post. Por isso, se você for iniciante e optar pelo investimento em criptomoedas, recomendo estudar com calma e cautela.Aqui no Cointimes você encontra uma série de conteúdos para investir corretamente em Bitcoin e Criptomoedas. Também pode aprender através do treinamento para iniciantes – Curso investir em Bitcoin do zero.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!


 

Sair da versão mobile