As taxas de bitcoins podem ser muito altas se você não tomar certos cuidados, saiba como pagar o menos possível enquanto transaciona quantos bitcoins quiser.

Por que as taxas de bitcoin são tão altas?

A blockchain é feita de blocos que possuem um conjunto de transações, que antigamente eram limitados a ter igual ou menos que 1 megabyte e programados para serem criados de 10 em 10 minutos, aproximadamente. Os grupos que criam os blocos são conhecidos como mineradores de bitcoin. Esses mineradores podem escolher quaisquer transações que quiserem para o bloco que criarem.

Mineradores recebem todas as taxas de transação contidas no bloco que eles mineram. Logo, é do interesse deles que maximizem a quantia de dinheiro que recebem quando criam um bloco.

Transações são como pacotes, e os correios cobram por peso, não por unidade. Similarmente, da perspectiva de um minerador, eles não se importam com o valor enviado, apenas com o tamanho que essa transação tem, porque os blocos tem limite de tamanho. Então mineradores se importam com a taxa em satoshis por byte.

Assumindo que o minerador está sempre atrás do maior lucro possível, seu plano de ação deve ser selecionar da mempool as transações com maiores taxas por byte de forma decrescente, até o limite de 1 megabyte do bloco.

Sabendo disso, fica bem simples saber como economizar ao pagar suas taxas de bitcoins, observar a mempool e tentar encaixar a sua transação no próximo megabyte escolhido, levando em conta a lógica de escolha de taxas em satoshis por bytes decrescente que os mineradores usam.

Há carteiras que fazem isso de forma automatizada, porém é comum ver usuários leigos pagando mais do que deveriam por um cálculo mal feito dessas carteiras. Por isso sempre prefira carteiras que te deixam escolher a taxa manualmente.

Escolha Inteligente das Taxas

Nos correios, você pode pagar uma taxa maior por um serviço de alta prioridade ou uma taxa menor por um serviço de baixa prioridade. É assim também com taxas de bitcoins, dependendo da urgência da sua transação, você consegue economizar cerca de 90% em taxa apenas por estar disposto a esperar.

Os sites a seguir vão te ajudar a escolher manualmente a taxa mais adequada, de acordo com o tempo que está disposto a esperar pela confirmação da transação.

Esse site é o mais simples, você seleciona em quanto tempo você espera que sua transação seja confirmada e se você está usando Segwit ou não. E então ele te mostra quanto você deve pagar em sat/byte.

É também interessante analisar por esse site que em alguns horários, principalmente de madrugada, a mempool costuma estar mais vazia, e taxas baixíssimas podem ser consideradas de alta prioridade.

Nesse site você pode enxergar a mempool através de gráficos, o último mostra a Mempool em Tamanho, e passando o mouse por cima do horário atual vemos até que taxa provavelmente se encaixa no próximo bloco. É um site mais complicado, mas as informações são mais precisas e você pode economizar ainda mais.

SegWit

SegWit foi uma importante melhoria de protocolo que diminuiu o tamanho virtual de transações e permitiu que quatro vezes mais transações sejam incluídas em um único bloco.

Uma explicação mais detalhada de como o SegWit funciona pode ser lida aqui.

Como transações SegWit tem um tamanho virtual em bytes menor, se você mandar uma transação usando uma carteira SegWit agora, você economiza de 30% a 40% em taxas.

As melhores carteiras SegWit são:

Hardware

  • Trezor T
  • Ledger Nano S

Android

  • Samourai Wallet
  • Electrum

iPhone

  • GreenAddress

Conclusão

Você deve definitivamente usar uma carteira SegWit e sempre considerar qual grau de urgência sua transação tem.

Se você está comprando algum produto, provavelmente você quer que o vendedor receba o valor em 10 minutos ou menos, porém se você está movendo bitcoins para uma carteira que você pretende segurar por alguns anos, pouco importa se esses bitcoins cheguem hoje ou amanhã.