Cointimes

Como funciona uma transferência bancária?

Como exatamente funciona uma transferência bancária

As transferências bancárias fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros, mas poucos sabem como elas realmente funcionam e quais são os seus tipos.

  • Quais os tipos de transferências bancárias?
  • Qual a diferença entre TED, DOC e Booktransfer? 
  • Como funciona cada modalidade de pagamento?
  • Quais as alternativas?

Segundo o Banco Central, há três formas dos bancos realizarem transferências, são elas: TED, DOC e Booktransfer.

Infográfico com as diferenças entre TED, DOC e Booktransfer transferência bancária

DOC e TED, qual a diferença?

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é um método de transferência via internet, geralmente disponível no seu internet banking. Ela permite transferências entre bancos, com certa rapidez e taxas baixas.

Não há limite de valores para o envio da TED, geralmente as transações são feitas em até 90 minutos. Entretanto, o tempo de liquidação da TED pode variar de acordo com as instituições bancárias envolvidas.

A TED só funciona no horário de operação da instituição bancária, que geralmente é até as 17:00. Além disso, transferências efetuadas em feriados e fora do horário de funcionamento bancário são creditadas no dia útil seguinte.

Como funciona a TED?

Todas as TEDs passam pelo Sistema de Transferência de Fundos (SITRAF) que é operado pela CIP – uma empresa participante do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 

O SITRAF nada mais é que um sistema de envio de mensagens para a liquidação das obrigações bancárias.

Para fazer um pagamento, o banco envia uma mensagem para o SITRAF. O sistema processa a mensagem e envia um retorno para o banco que vai receber o pagamento e aquele que enviou.

A liquidação das ordens é efetuada com base em recursos mantidos pelos bancos no Banco Central do Brasil. A transferência de dinheiro para a conta do BC é habitualmente feita na parte da manhã.

A quantidade de dinheiro a ser mantida no BC pelos participantes é determinada por um algoritmo que analisa o histórico das transações, permitindo que os bancos sempre tenham os valores necessários para que sua transferência ocorra bem.

Como funciona o DOC?

Já o Documento de Ordem de Crédito (DOC) tem um limite de R$4.999,99 e o crédito na conta do destinatário acontece no dia útil seguinte ao horário limite da instituição. Geralmente transações feitas após às 21:59, caem apenas no segundo dia útil.

Digamos que você faça uma transação via DOC na segunda-feira às 22:00, a transferência só vai cair na conta do destinatário na quarta-feira. Por isso, é necessário prestar atenção ao fazer um DOC.

O que é o Booktransfer?

As transferências entre contas da mesma instituição são conhecidas como Booktransfer. Nessa modalidade, cada banco pode criar suas regras, horários e taxas para transferências internas – desde que respeitem a resolução 3.694 do Banco Central.

Usualmente as transferências via booktransfer são gratuitas, instantâneas e funcionam no horário de operação do banco.

Quais as alternativas?

Os sistemas de pagamento atuais são complexos, eles exigem confiança em poucas instituições e são limitados em horários, o que deixa as operações bancárias mais caras e lentas.

Entretanto, com soluções de automação, integração entre bancos e empresas, alguns desses problemas podem ser mitigados. Como é o caso do Saque e Depósito Express da Foxbit.

Com o Saque Express, a Foxbit consegue enviar a sua ordem de saque imediatamente para o sistema de pagamentos brasileiro, que em até 30 minutos reconhece a transação, dependendo apenas do banco receptor creditar os valores. O sistema da Foxbit é muito eficiente, porém, o banco do receptor pode demorar mais de 30 minutos para creditar a transação.

O Depósito Express é ainda mais interessante, pois ele permite a identificação de qualquer transferência para o Neon, seja via TED ou booktransfer, em até 30 minutos (geralmente menos). Claro, isso tudo no horário de funcionamento bancário.

O portal de notícias Cointimes testou a ferramenta de Depósito Express e em menos de 2 minutos o saldo já estava creditado na conta.

O uso de criptoativos em blockchain também pode ajudar a resolver os problemas bancários. Como exemplo, temos a criação do dólar digitalizado em blockchain (TrueUSD) que permite transferências 24 horas, com taxas pequenas e transações quase instantâneas.

A empresa Ripple Labs vem trabalhando a anos para tornar as transferências interbancárias mais baratas e rápidas. Com o uso do ativo XRP (conhecido como Ripple), é possível fazer transferências com taxas ínfimas, de forma instantânea e sem burocracias.

O Bitcoin (BTC) é o maior expoente de novo movimento que retira intermediários do setor bancário e simplifica a vida do consumidor. Com ele, as transações são feitas de pessoa para pessoa, sem necessidade de um Banco Central ou empresa gestora de pagamentos.

Caso você ainda não tenha comprado suas primeiras frações de Bitcoin, você pode começar na Coinext com apenas R$25,00. Crie sua conta agora.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading