Quando pensamos no DeFi, estamos falando de finanças descentralizadas e a democratização do acesso ao dinheiro por parte de mais pessoas, algo que não acontece no mercado tradicional.

Flávia Jabur conversa com Michela Galvão, especialista em DeFi, Youtuber e idealizadora do projeto “Diversas Criptos”, que tem como objetivo trazer mais diversidade ao mercado de criptomoedas, sobre como o DeFi pode mudar a sua vida!

Como o DeFi se destaca diante do mercado tradicional?

Michela começa falando que é muito comentado no mercado cripto sobre como ele é formado por comunidades, como as pessoas se ajudam, mas pontua a importância de criar uma comunidade mais acessível no mercado cripto para que cada vez mais pessoas tenham o poder de acessar e conhecer criptoativos de forma fácil.

Através da sua história de vida, Michela mostra que o mercado tradicional, no modelo em que funciona e funcionava na época em que ela teve essa percepção, está fadado a colapsar.

“Como que tanto dinheiro circulava entre tantas poucas pessoas e tantas pessoas com tão pouco para viver”, diz Michela. E ela ainda pontua que não é qualquer governo que irá resolver essa situação de desigualdade social.

É importante entender que o dinheiro é essencial para que as pessoas possam ter acesso a diversas oportunidades e serviços e, com instituições financeiras e governos que não estão interessados em que todos possam ter as mesmas oportunidades, fica difícil empreender.

E é nesse contexto que o DeFi se destaca diante do mercado financeiro tradicional“Isso vai mudar o jogo da humanidade”, diz Michela. Ela conta que, ao ouvir falar sobre finanças descentralizadas em um evento em 2019, viu as possibilidades dos Smart Contracts, de ser possível fazer negócios sem a necessidade de intermediários, como bancos e cartórios cheios de burocracias, além de o DeFi tornar tudo mais democrático e acessível para as pessoas.

Quais as barreiras existentes para que o DeFi decole?

Ainda existem barreiras que impedem as pessoas de adotarem o DeFi, como a falta de senso de uma comunidade mais forte, uma vez que o mercado cripto ainda é novo e nem todos estão sabendo e estudando sobre as movimentações dele.

É importante espalhar o conhecimento para que cada vez mais pessoas conheçam o DeFi e entendam que o mercado financeiro tradicional está bem para trás com relação ao mercado cripto e é fundamental acompanhar essa movimentação, criando uma comunidade mais forte e unida.

Além disso, é essencial deixar de lutar contra a tecnologia e as novidades e abraçar o futuro, pois a evolução será constante. Claro que, às vezes, existe, inconscientemente, um receio do que é novo e cada um tem o seu tempo para abraçar a tecnologia, mas uma hora ou outra será preciso entender sobre as mudanças que acontecem no mercado. 

Está chegando a hora de entrar de cabeça no universo cripto e ter a liberdade para ser dono do seu próprio dinheiro, deixando velhos conceitos para trás e fazendo parte da revolução!

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.