O cofundador do Ethereum Vitalik Buterin comentou que não considera o computador quântico anunciado pelo Google uma ameaça ao Bitcoin.

Buterin foi ao Twitter em 23 de outubro para comentar a notícia da supremacia quântica alcançada pelo Google, o que significa que um computador quântico resolveu um cálculo matemático que levaria mil anos para um computador tradicional resolver. Buterin compartilhou uma analogia sarcástica:

“Minha impressão de uma frase sobre a recente supremacia quântica até agora é que é para a computação quântica real, o que as bombas de hidrogênio são para a fusão nuclear. Prova de que um fenômeno e a capacidade de extrair energia dele existem, mas ainda longe de serem usados para coisas úteis”.

Leia também:
++ Computador quântico do Google não é um risco para o Bitcoin, afirma Peter Todd

Computador do Google NÃO pode quebrar criptografia

O educador de Bitcoin, Andreas Antonopoulos, ecoou pensamentos semelhantes em relação ao computador quântico do Google, no início de outubro, quando disse que a ameaça ao Bitcoin pela supremacia quântica do Google é “zip, bupkis, nada”:


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

“Qual é o efeito na mineração e no mundo da criptomoeda em geral? Zip, bupkis, nada, nada realmente acontece. A supremacia quântica – o que o Google descreveu – está demonstrando a aplicabilidade prática dos computadores quânticos a certas classes de problemas. Essas classes de problemas não são a mesma classe de problema de que estamos falando quando falamos em quebrar a criptografia”.

Em teoria, os computadores quânticos podem acelerar enormemente o processo de solução de cálculos complexos e, portanto, podem representar uma ameaça real ao mecanismo de prova de trabalho do Bitcoin, bem como à tecnologia blockchain em geral.

Os cálculos quânticos serão infinitamente superiores à criptografia moderna, de forma a reverter as transações de criptomoeda e, possivelmente, obter acesso a chaves privadas.

Porém, além de isso não ser possível ainda, a computação quântica também pode acabar servindo para criar criptografias mais fortes, que posteriormente podem ser adicionadas ao código do Bitcoin por meio de atualizações.

Adaptado de Cointelegraph.


Conheça a BitFy, a carteira de Bitcoin que realmente funciona!


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!