Rispar

Nos últimos 200 dias, ela valorizou 80% e superou até mesmo o conhecido Bitcoin com seus míseros 29,2%. Conheça a verdadeira criptomoeda mais cara do planeta e o porquê você provavelmente não deveria comprá-la.

Unicórnio e a história da criptomoeda mais cara do planeta

A história da nossa moeda começa em janeiro de 2014, quando o usuário hend0420 do fórum BitcoinTalk resolveu lançar a moeda mais escassa do planeta, a 42 coins.

O nome é derivado de duas alusões. A primeira se refere ao famoso livro “Guia do Mochileiro das Galáxias”. O livro afirma que o número 42 é a resposta para a vida, o universo e tudo mais.

resposta para a vida, o universo e tudo mais: 42

A segunda é relativa ao jogador de baseball Jackie Robinson, o último jogador do esporte que vestiu a camisa número 42 e que Hendo é fã.

Coinext 760x150

 

“É único – você nunca verá uma moeda inteira”, disse ele. Na verdade, apesar de ter mais de uma semana, a rede ainda não minerou uma moeda inteira. “É como ver um maldito unicórnio”, disse ele em uma entrevista à Business Insider em 2014.

Características da 42 coin

A moeda tem uma quantidade máxima de 42 moedas, utiliza algoritmo de consenso híbrido entre PoS e PoW. Ela pode confirmar 7 transações a cada 42 minutos e a porta de abertura para internet é 4242.

Todas as moedas foram mineradas em 2019 e agora estão disponíveis em exchanges marginais, onde você pode comprar frações de 42 moedas:

  • Livecoin (com pares de BTC, ETH e USD)
  • Trade Satoshi (que está fora do ar enquanto escrevemos a matéria)
  • XBTS (par BTC)

Por ser tão escassa, a criptomoeda tem um valor por unidade de 2,99 BTC segundo o Coingolive.

Enquanto o Bitcoin luta para se manter em R$ 66.000, ela é negociada por volta de R$ 198.000 no momento da escrita desta matéria. O segredo é uma oferta minúscula de tokens, na realidade a altcoin alcança apenas 0,00068301% do valor de mercado do Bitcoin.

Informações da 42 coin. Fonte: coingolive

42 coins que viraram 48 e o BIP 42 do Bitcoin

Essa criptomoeda tem um histórico inusitado de incidentes bem suspeitos. Em outubro de 2015, por exemplo, a 42 ultrapassou seu limite, chegando até 48 tokens circulando na rede.

Quando ele teve seu código revisado, perceberam que a recompensa por bloco na rede era de 0.00042 tokens por bloco para sempre. A verdade era que não existia absolutamente nada no código que impusesse tal limite.

O erro poderia ser corrigido facilmente com poucas linhas de código, bastava que se encerrasse as recompensas a partir do bloco 990382. E isso acabou eventualmente sendo consertado, tendo a criptomoeda hoje apenas suas 42 unidades como o projeto define originalmente.

O próprio Bitcoin tinha um bug semelhante, porém mais complexo, e teve o erro corrigido por alguns desenvolvedores posteriormente na Proposta de Melhoria do Bitcoin BIP 42.

O problema era que o Bitcoin atingia normalmente seu limite de 21 milhões de unidades, mas estava programado para encontrar uma “nova mina de bitcoins” alguns séculos depois, deixando o gráfico de expansão monetária parecido com isso:

oferta de bitcoins com o bug antigo de satoshi

Assumindo que essa não era a vontade de Satoshi, alguns desenvolvedores do Core corrigiram o bug em 2018, mas não antes de caçoar Nakamoto por não ser um exímio programador.

Devo comprar 42 coins?

O projeto é interessante do ponto de vista experimental e ponto. A comunidade é pequena, tem um grupo minúsculo de desenvolvedores e é vista por alguns como uma moeda piada e por outros como um projeto lendário que ficará para a história.

Claro, eu não colocaria meus satoshis em nenhuma das 42 moedas. Mas se você quiser, nada te impede de praticamente queimar seu dinheiro em um mercado com baixa liquidez. Ou será que eu não entendi a resposta para todas as questões do universo ainda?

Artigo escrito em colaboração com Gustavo M.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br