Com nome sugestivo, o Bribe pretende mudar as relações de poder no nascente mundo das finanças descentralizadas. 

O processo de governança é sempre muito complexo, são diversos interesses em jogo e ele pode falhar até mesmo em formas de governos tradicionais como democracias e monarquias. Agora, um novo protocolo coloca em jogo a “democratização” das “finanças descentralizadas”. Seu nome? Sugestivamente Bribe, ou “suborno” em tradução literal. 

O que é o protocolo BRIBE?

O $BRIBE permite que donos de tokens de governança em protocolos como AAVE e Compound possam fazer stake dos tokens de governança em uma pool de Bribe. Dentro dela, os interessados podem dar lances para comprar o poder de voto da pool por determinado período.

Como resultado, os arrendatários dos tokens podem definir o poder de voto em determinadas propostas em plataformas de governanças descentralizadas. Funciona da seguinte maneira: 

  • Um apoiador de determinada proposta, por exemplo desenvolver um novo site para uma DAO, entra no app e seleciona o protocolo X (AAVE, MAKER, CAKE…);
  • O apoiador dá o lance em uma pool com poder de voto;
  • O apoiador pode ver sua posição na lista de lances e dar um lance mais alto se desejar;
  • Se o apoiador der o lance mais alto, então ele leva o poder de voto inteiro da pool, subornando a governança. 

Os donos dos tokens nas pools são recompensados com a distribuição da maior oferta em USDC e também no token $BRIBE. É uma nova maneira de monetizar seus ativos digitais.

O novo suborno “descentralizado” e o valuation do poder 

Símbolos da AAVE, BRIBE e MIM
Símbolos da AAVE, BRIBE e MIM

O primeiro caso de uso do token aconteceu em janeiro dentro do protocolo AAVE, no qual uma coalizão de usuários participou da adição dos tokens MIM e FRAX para as pools do protocolo. 

A DAO da AAVE garantiu um auxílio de US$10.000,00 para maior integração entre os sistemas:

“Acreditamos que o recebimento deste auxílio apenas algumas semanas após o lançamento é um indicativo de tendências maiores de DeFi que continuam a inclinar-se para o “suborno” como ferramenta de utilidade para a governança da DAO[ Organização Autônoma Descentralizada].”

O Bribe tem implicações em como os tokens de governança são precificados no mercado de criptoativos. O uso de suborno pode ajudar o mercado a precificar o real valor destes ativos, com implicações que podem chegar até o mercado tradicional com seus modelos de fluxo de caixa descontados. 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br