O Banco Central do Brasil, durante o evento LIFT Day 2021, apresentou uma série de novos serviços e produtos desenvolvidos pelo laboratório de inovações do Bacen que deverão ser implementados pela instituição. Um produto em especial chamou a atenção, o Poupix, uma espécie de cashback e investimento de baixo custo do Banco Central.

A ideia do Poupix consiste em implementar uma maneira para se realizar investimentos de baixo custo através de compras realizadas em lojas parceiras do Banco Central. Além da possibilidade de transformar pequenos valores em investimento, como o troco de uma compra.

A criação do sistema foi justificada com estatísticas que mostram a necessidade de investimentos, especialmente para pessoas de baixa renda. Segundo o BC, 50% das pessoas que não investem não possuem renda suficiente para fazer investimentos.

O Poupix surge para resolver esses problemas permitindo que usuários comecem a integrar o investimento no seu dia a dia, afirma o slide de apresentação do projeto.

Veja a definição de Rodrigo Albuquerque, um dos responsáveis pelo Poupix:


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

E uma analogia muito boa para esse tipo de investimento é tipo o seguinte, são investimentos com valores baixos. E na nossa plataforma, você consegue utilizar o seu troco, o troco da sua conta, o troco do seu pagamento para investir […]. 

“Você vai fazer uma compra no mercado, mas sua compra deu R$9.50, certo? Então, imagina esses 50 centavos que você receberia de troco, imagina invés de você guardar no seu bolso e perder, ou ficar perdido na carteira […] esses 50 centavos pudesse ser investido e rentabilizar, essa é a proposta de investimento do Poupix. Além disso, a cada compra nos parceiros do Poupix, o usuário ganha Cashback, que é um modelo que está muito em alta.”

Mas afinal, onde esse dinheiro será investido?

Segundo a apresentação do projeto, o dinheiro do usuário ao ser creditado já pode ser investido em títulos públicos: 

Conheça o Poupix, o cashback do Banco Central para financiar a dívida pública
Fluxo do Poupix. Fonte: Youtube do Banco Central do Brasil.

Portanto, o Poupix será mais uma maneira do governo financiar a sua elevada dívida que ultrapassou os R$ 5 trilhões em 2020. Ademais, também foi informado que a equipe por trás do projeto pretende integrar “fundos de investimentos além dos títulos públicos”, focados em investidores “mais arrojados”.

Um cashback que importa

No atual cenário econômico, pequenos ganhos nominais em moeda estatal podem ser pouco relevantes para a saúde financeira de uma pessoa, ainda mais se levarmos em conta as impagáveis dívidas públicas e a constante desvalorização da moeda através da expansão da base monetária.

Uma maneira alternativa, que foca em entregar significativos ganhos em cashback é o Coingoback. Um produto do Cointimes que transforma parte da sua compra em Bitcoin, um ativo comprovadamente escasso.

O Bitcoin, o ouro digital, se mostrou o melhor ativo para investimento da última década, e muitos acreditam que a criptomoeda descentralizada tem grande potencial para se tornar o ativo de reserva de valor do futuro, substituindo o lugar atual do ouro ou mesmo do dólar americano. 

O que você achou do Poupix? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Moeda digital da China e fintechs ameaçam interesses dos EUA, afirma think tank


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!