Cointimes
Política

Conselho do G20 debate sobre futuro das criptomoedas

O Facebook continua fazendo muito barulho, e dessa vez por conta de uma de suas mais novas jogadas: a tentativa de criar a Libra, sua própria moeda digital, começou a “assustar” alguns bancos centrais mundo afora.

Os efeitos são tão grandes que o FSB (Conselho de Estabilidade Financeira) chegou a se reunir no G20 (Grupo dos 20), um grupo de ministros de finanças e chefes de bancos centrais das maiores economias do mundo (+ União Européia).

Em uma carta para os membros do G20, Randal Quarles, vice-presidente do FSB, declarou os planos do conselho e sua posição em relação ao crescente movimento das criptomoedas no mercado:

“Membros do FSB reconhecem a velocidade da inovação na área de pagamentos digitais, incluindo as então chamadas ‘stablecoins’. Estamos decididos a acelerar o ritmo de desenvolvimento de respostas regulatórias e de supervisão necessárias a esses novos instrumentos.”

Randal Quarles, membro da FSB

Quarles também disse que existem grupos planejando políticas e analisando riscos e benefícios da utilização de stablecoins.

O futuro, muito cedo

Não é a primeira vez que ouvimos de países tentando compreender as criptomoedas por aí. Nessa semana, a Receita Federal dos EUA passou a coletar relatórios de exchanges, com a finalidade de verificar por irregularidades.

Randal Quarles disse que o grupo considera consultas públicas sobre projetos para regulamentações em Abril, para avaliarem a viabilidade de stablecoins.

Enquanto exchanges de países como da Europa continuam suas operações, muitas do Brasil foram fechadas por conta de muitas multas da fiscalização regulatória.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile