Além do bitcoin, existem outros projetos de criptomoedas e tokens voltados às mais diversas indústrias, buscando resolver problemas reais destes mercados, ou simplesmente torná-los mais eficientes. Neste texto destacarei alguns projetos voltados à indústria de games, além de alguns dados relevantes a respeito deste mercado.

POR QUE O MERCADO DE GAMES?

Assim como a criptoeconomia, a indústria de games está em franco crescimento, apresentando resultados invejáveis. Para termos uma ideia, em 2018 a receita total de games já alcançou o marco de 125.4 bilhões de dólares, e a quantidade 2.4 bilhões de gamers.

Games

 

A perspectiva é que a quantidade de consumidores de games cresça cerca de 16% até o ano de 2021, alcançando o patamar de 2.7 bilhões de gamers. (Fonte: Statista)

Além do mercado de games propriamente dito, há alguns anos vem surgindo um segmento muito forte nesta indústria que é o entretenimento. A criação de conteúdo para gamers cresceu bastante nos últimos anos, principalmente através das plataformas do YouTube Gaming e da Twitch, graças às streams, que nada mais são do que transmissões ao vivo de pessoas jogando algum game.

Segundo dados dos próprios relatórios do Streamlabs (software utilizado pelos streamers para fazer as transmissões ao vivo), é possível notar o grande crescimento deste setor:

Games

Quantidade ativa de streamers em cada plataforma. Quando analisado mensalmente, houve um aumento de 39% desde dezembro/17 até março/18.

Games

A principal fonte de renda destes streamers é através de doações feitas pelos espectadores. Segundo o relatório do Streamlabs, houve um aumento de 33% destas doações, quando comparamos o Q4/17 (últimos 4 meses de 2017) e Q1/18 (primeiros 4 meses de 2018).

Pensando neste mercado em franco crescimento, destacamos alguns projetos relacionados à indústria de games que você deve ficar atento.

CRIPTOMOEDAS E TOKENS PARA GAMERS

GameCredits (GAME)

O foco principal do projeto é desenvolver uma plataforma e moeda digital voltada para indústria de jogos eletrônicos. A ideia é trazer todos os benefícios do Blockchain (rede descentralizada, p2p, robusta) para a indústria de games, através desta plataforma.

O intuito do GAME é permitir que conteúdos de jogos sejam comprados utilizando criptomoedas, além de pagamento para desenvolvedores e jogadores.

Enjin Coin (ENJ)

Token criado através da blockchain do Ethereum, Enjin é um ERC-20 que funciona através de smart contracts. O grande foco deste projeto são “virtual goods”: gamificação é algo muito comum nos projetos hoje em dia. É uma estratégia dos games de criar sua própria moeda virtual e permitir que os jogadores troquem-as por itens especiais ou benefícios.

Enjin quer oferecer uma plataforma baseada em blockchain para que seja feita a criação, gestão, distribuição e troca destes ativos virtuais, dando aos desenvolvedores de games e criadores de conteúdo um novo modelo de propriedade virtual.

 FirstBlood (1st)

O FirstBlood é um  token também ERC-20, baseado no blockchain do Ethereum. O foco do projeto é incentivar o cenário competitivo de jogos eletrônicos, conhecido como eSports. A ideia é que você receba por ser um bom jogador: desafie, compita e receba seu prêmio em 1st caso seja vencedor.

CryCash (CRC)

Crycash é um token ERC-20, desenvolvido através do blockchain do Ethereum. Este projeto possui parceria com a empresa Crytek, desenvolvedora alemã de games que possui jogos famosos: Warface, Crysis, Ryse – Son of Rome, além de ter lançado o primeiro game da saga Far Cry.

A ideia do CryCash é permitir que jogadores consigam monetizar seu tempo de jogo, e ao mesmo tempo recompensar os desenvolvedores. A ideia é que os desenvolvedores consigam desempenhar tasks (tarefas) aos players, através do Plink App, e uma vez que estes objetivos sejam cumpridos, os jogadores receberão CRC como recompensa. Por outro lado, os desenvolvedores conseguem atrair um público maior.


Além disso, o Plink App também funciona como uma plataforma social de gaming, onde você pode ver o que seus amigos e outras pessoas estão jogando, montar times competitivos e conhecer outros jogadores com gostos parecidos aos seus.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br