Cointimes

ADs

Criptomoedas sobem após plano de proteção em bancos falidos nos EUA

preço do bitocin gráfico

O mercado de criptomoedas desperta em alta nesta segunda-feira (13), após o governo norte-americano anunciar que cobrirá as perdas de todos os depositantes do falido Silicon Valley Bank (SVB), usado por diversas fintechs, inclusive a dona da stablecoin USDC.

Heatmap mercado de criptomoedas

SVB e o resgate que não é “bailout”

Os reguladores bancários elaboraram um plano no domingo para respaldar os depositantes com dinheiro no Silicon Valley Bank, um passo crucial para conter o temido pânico sistêmico causado pelo colapso da instituição focada em tecnologia.

Os depositantes tanto do falido SVB quanto do Signature Bank em Nova York, que foi fechado no domingo por temores semelhantes de contágio sistêmico, terão acesso completo aos seus depósitos como parte de várias medidas aprovadas pelos reguladores durante o fim de semana. A Signature era uma fonte popular de financiamento para empresas de criptomoedas.

Aqueles com dinheiro no banco terão acesso total a partir de segunda-feira. O fundo de seguro de depósito da FDIC será usado para cobrir os depositantes, muitos dos quais não estavam segurados devido ao limite de US $ 250.000 em depósitos garantidos.

Junto com essa medida, o Federal Reserve também disse que está criando um novo programa de financiamento de prazo bancário destinado a proteger as instituições afetadas pela instabilidade do mercado devido ao colapso do SVB.

O fundo de seguro de depósito da FDIC será usado para cobrir os depositantes, muitos dos quais não estavam segurados devido ao limite de US $ 250.000 em depósitos garantidos.

Junto com essa medida, o Federal Reserve também disse que está criando um novo programa de financiamento de prazo bancário destinado a proteger as instituições afetadas pela instabilidade do mercado devido ao colapso do SVB.

Os acionistas e alguns credores não garantidos não serão protegidos e perderão todos os seus investimentos.

“Hoje estamos tomando ações decisivas para proteger a economia dos EUA, fortalecendo a confiança pública em nosso sistema bancário”, disse uma declaração conjunta do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, da secretária do Tesouro, Janet Yellen, e do presidente da FDIC, Martin Gruenberg.

A instalação do Fed oferecerá empréstimos de até um ano para bancos, associações de poupança, cooperativas de crédito e outras instituições. Aqueles que aproveitarem a instalação serão solicitados a oferecer garantias de alta qualidade, como títulos do Tesouro, dívida da agência e títulos lastreados por hipotecas.

Janet Yellen
Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos EUA

“Esta ação aumentará a capacidade do sistema bancário de proteger depósitos e garantir a oferta contínua de dinheiro e crédito para a economia”, disse o Fed em um comunicado. “O Federal Reserve está preparado para lidar com quaisquer pressões de liquidez que possam surgir”.

Segundo os burocratas norte-americanos, isso não poderia ser considerado um bailout, pois não está salvando os bancos em si e sim os depositantes. Isso não muda o fato de que, mais uma vez, o público terá que arcar com os custos de salvar um punhado de fintechs e investidores de riscos. 

USDC e fintechs cripto salvas? 

O SVB servia a diversos negócios ligados a criptomoedas, como a Circle responsável pela stablecoin USDC. 

A moeda estável da Circle tinha US$3,3 bilhões no Sillicon Valley. Devido ao risco de não pagamento, a USDC ficou abaixo de US$1 entre sexta e o anúncio do plano de resgate. A Circle também se comprometeu a usar os próprios fundos para garantir que 1 USDC equivale a 1 USD. 

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!