Cointimes
Bitcoin

Cuba pode abraçar o Bitcoin com mudança no cenário regulatório

Cuba Bitcoin

Fidel Castro à esquerda e Raul Castro com Laser Eyes à direita

O Ministério de Economia de Cuba publicou uma resolução na quinta-feira (26) que reconhece e regulamenta a circulação de criptomoedas na ilha.

A Resolução 215/2021 publicada no Diário Oficial esclarece que o Banco Central estabelecerá regras para essas moedas e determinará como licenciar fornecedores de serviços relacionados dentro de Cuba.

No documento, Cuba afirma se comprometer com as normas internacionais “sobre a prevenção e detecção de operações de luta contra a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa”.

A resolução diz que o Banco Central pode autorizar o uso de criptomoedas “por motivos de interesse socioeconômico” e os cubanos não serão proibidos de realizar transações entre eles.

Fuga do “padrão dólar”? 

A popularidade do Bitcoin cresceu em Cuba entre uma a pequena parte da população que tem acesso à internet conforme foi se tornando mais difícil usar dólares. A causa desse bloqueio foi, em parte, devido às regras de embargo mais rígidas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Entretanto, por mais que o cenário possa parecer promissor, a resolução deixa claro que apenas empresas autorizadas poderão trabalhar com as criptomoedas no país. As instituições financeiras locais deverão adotar medidas para que não sejam utilizadas por empresas sem a devida licença.

A direção do Partido Comunista de Cuba (PCC) já havia anunciado que o Bitcoin iria passar a ser um dos pontos de interesse e de estudo para as diretrizes econômicas do país no período de 2021-2026.

Agora, por conta da nova medida econômica promulgada ontem, o PCC estará um passo mais perto de fugir do padrão dólar que tanto sufoca a economia da ilha.

Leia Mais: 

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Como minerar Monero em casa, tutorial passo a passo

Neto Guaraci
2 de dezembro de 2019

Após conversar com Doria e Eduardo Paes CEO da Binance erra sobre inflação do bitcoin

Vini Barbosa
18 de março de 2022

Principal desenvolvedor da Dogecoin está se afastando

Vini Barbosa
17 de fevereiro de 2022
Sair da versão mobile