O criador do grupo “Short Squeeze no IRB”, que ajudou no movimento de alta da seguradora de ticker IRBR3 (+15,66%), falou com o Cointimes sobre suas motivações e revelou sua insatisfação com o mercado. 

Sem revelar seu nome no Telegram e com nick aparecendo apenas como SS IRB, o trader afirma que copiou a ideia do Reddit da Wall Street Bets (WSB) com o seu sucesso em relação a GameStop (que subiu 200%). 

Assim como na comunidade norte-americana, o sentimento “anti-establishment” parece permear esse grupo de investidores. 

Sou investidor como os milhares que estão no grupo. E todos os dias nos sentimos manipulados pelo mercado. Estamos apenas tentando nos defender. Lá no grupo, ao contrário do que muitos pensam, não daremos nenhuma orientação de compra e venda.” – afirmou SS IRB.

Este sentimento de revolta levou muitos traders da WSB para as criptomoedas, principalmente após a corretora RobinHood anunciar o cancelamento das ordens de compra e só permitir a venda da GameStop, levando a uma correção de 73% em apenas uma hora:

queda da GameStop

Veja também: Criptomoeda meme sobe 90% com guerra entre Wall Street e Main Street

A manipulação de mercado realmente existe. A CVM aplicou um total de R$926, milhões em multas apenas entre janeiro e setembro de 2020, muitas delas relacionadas a manipulação de mercado. 

Aliás, para não cair nas garras regulatórias, SS IRB afirma não “recomendar compra ou venda de valores e ativos mobiliários”. Diferente do grupo estrangeiro, o Short Squeeze no IBR ainda não tem outro alvo. 

O Cointimes procurou posicionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o assunto. Ela afirmou que analisa as “informações de mercado e movimentações envolvendo companhias abertas” e ressaltou que avalia todos os casos individualmente “por meio de processos administrativos que poderão, até, gerar as punições previstas no art. 11 da Lei 6385/76.”.

O artigo 11 da Lei 6385/76, criou a CVM e deu seu poder de autoridade infralegal, bem como as possibilidades de multa e punições do órgão regulador. Em suma, assim como a SEC, a CVM também está de olho nesses novos fenômenos de mercado.

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.