Cointimes
Altcoins

Cypherpunk que trabalhou com Satoshi quer seguir os passos do Ethereum

Zooko Wilcox

Zooko Wilcox. Foto: CoinDesk

Bryce “Zooko” Wilcox, um desenvolvedor conhecido por criar a criptomoeda Zcash, disse à Forbes que queria que a moeda voltada para a privacidade se afastasse do mecanismo de consenso da prova de trabalho (PoW).

Wilcox acredita que a Zcash deve passar por uma transição semelhante ao Ethereum para Proof-of-Stake (PoS).

O Proof-of-Work (PoW), que sustenta o Bitcoin, oferece aos mineradores recompensas por resolver uma espécie de enigma para criar um bloco, confirmando várias transações na rede. Esse mecanismo de consenso frequentemente atrai críticas por consumir uma grande quantidade de energia para manter a rede segura.

Por outro lado, o PoS não envolve um enorme poder computacional. Em vez disso, os participantes da rede são recompensados ​​por manter suas criptomoedas paradas em uma espécie de cofre especial.

De acordo com Wilcox, o PoS, além de verde, também oferece segurança superior.

“Acho que a prova de trabalho tem algumas falhas de segurança, como foi demonstrado pelos ataques de 51% que ocorreram (quando um minerador controla a maior parte do poder de computação da rede e pode roubar tokens). E acho que a prova de aposta pode fornecer um tipo de segurança muito mais poderoso e com custo mais baixo.”

Essas reivindicações são, no entanto, amplamente contestadas dentro da comunidade de Bitcoin, cujos membros são inflexíveis de que os blockchains de Proof-of-Stake não se comparam ao nível de segurança do BTC. Além disso, o algoritmo constantemente enfrenta críticas por permitir a centralização de poder criando uma “plutocracia natural”.

Wilcox – que tem um histórico de comunicação com o criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto – citou o exemplo de projetos de PoS bem-sucedidos, como Cardano e Tezos.

O Bitcoin seguirá o exemplo?

Niklas Nikolajsen, fundador da corretora de criptomoedas Bitcoin Suisse, sediada na Suíça, e Chris Larsen, cofundador da Ripple, estão entre alguns dos entusiastas que advocam pela mudança para PoS. Conforme relatado pelo Cointimes, Larsen postulou que tal transição seria necessária para que o Bitcoin mantivesse seu domínio no mercado de criptomoedas.

Realisticamente, o Bitcoin não tem a menor chance de fazer a transição do PoW devido ao quão conservador é o protocolo.

Além disso, como mencionado acima, as principais personalidades da comunidade têm sido muito críticas quanto ao PoS. O CEO da Blockstream e proeminente candidato a Satoshi Nakamoto, Adam Back, disse que o mecanismo de consenso tinha alguns “problemas fundamentais”.

“Mesmo se [os problemas fundamentais] fossem magicamente reparáveis, [o Proof-of-Stake] ainda seria indesejável, replicando os piores aspectos do estado monetário político fiduciário.”, tuitou Back.

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile