Cointimes

Desenvolvedor do Bitcoin tenta censurar estudo revelador sobre Satoshi Nakamoto

1050 Bitcoins foram movimentados. Os bitcoins permaneceram inativos por mais de 10 anos, estaria Satoshi Nakamoto movimentando as moedas?

No dia 31 de dezembro de 2020, um novo estudo sobre o estilo de escrita e uso de expressões de Satoshi Nakamoto foi publicado. A nova análise mostra que a grafia de Satoshi e as palavras americanas e britânicas indicam que o estilo do criador do Bitcoin era muito inconsistente e cheio de erros ortográficos. Após a publicação do estudo, discussões se iniciaram no Reddit, com alguns usuários tentando censurar a publicação.

A pesquisa sugere que as inconsistências podem ter sido feitas propositalmente e possivelmente fizeram parte da segurança das operações do inventor.

Um olhar mais atento sobre Satoshi

Um dos maiores mistérios no meio das criptomoedas é a identidade de Satoshi Nakamoto, o homem, mulher ou grupo que criou o bitcoin. Nos últimos 12 anos, as pessoas dedicaram muito tempo à busca pela localização do idealizador do Bitcoin com base nos padrões de escrita e as muitas mensagens que ele escreveu antes de deixar a comunidade. 

Na véspera de 2021, um estudo publicado no site ungeared.com intitulado “A Estranha História das Escolhas Ortográficas de Satoshi Nakamoto: Parte 1”, um estudo que examina o mistério de Satoshi Nakamoto.

Os pesquisadores do Ungeared examinaram o estilo de escrita, erros de ortografia e utilização de expressões americanas e britânicas nas mensagens de Satoshi. 

“Decidimos submeter os escritos conhecidos de Satoshi (e-mails, postagens e o white paper do Bitcoin) a uma análise estatística mais rigorosa”, explicaram os pesquisadores. “Na primeira parte do estudo, examinamos seu padrão de grafia.” O autor acrescenta:

A grafia de Satoshi era inconsistente nas escolhas entre inglês Americano vs. Britânico

O relatório enfatiza que o foco na ortografia é uma “abordagem mais matemática e objetiva e também menos demorada”. Os pesquisadores vasculharam todas as palavras de Satoshi e identificaram vários exemplos interessantes. 

“Conseguirmos identificar 108 dessas ocorrências. A distribuição dessas 108 ocorrências é a seguinte: 

Americano – 52, 

Britânico – 35,  

Erros ortográficos – 21.”

Houve também vários casos em que Satoshi usou normas ortográficas alternativas no mesmo dia e às vezes, até no mesmo e-mail.

O relatório descobriu que, desde o início, a grafia de Satoshi era ‘inconsistente’. Por exemplo,  o autor observa como o white paper do inventor do Bitcoin escreve a palavra ‘favour’. No entanto, no final do artigo Satoshi usou o sinônimo em inglês americano ‘characterised.’

Não há padrão aparente nas escolhas gráficas de Satoshi. […] Além disso, às vezes, Satoshi escolhia normas de grafia diferentes para a mesma palavra (ou palavras pertencentes ao mesmo grupo).

Foi tudo planejado?

O estudo resumiu todas as ocorrências em que Satoshi alternou entre diferentes técnicas de grafia e encontrou seis outros dias com essas ocorrências, além do white paper. O estudo da Ungeared destaca o caso em que Satoshi escolheu usar a palavra “optimization” e, no mesmo dia, escreveu “optimisation”. Além disso, o artigo discute os padrões de grafia americano e britânico durante dias específicos da semana.

Enquanto segundas, quartas e sábados são dominados pela grafia americana, terças, sextas e domingos são divididos mais ou menos igualmente entre os dois e, finalmente, e às quintas, o inglês britânico prevalece”, afirma o autor. “Embora não esteja claro quais conclusões podem ser tiradas disso, pois isso também pode ser aleatório. Também podemos ver claramente que as segundas-feiras eram de longe os dias mais movimentados da semana para Satoshi, seguidas das terças-feiras preguiçosas.

“É possível que isso fizesse parte do plano o tempo todo – nos tirar de seu rastro com a grafia irregular”, conclui o estudo. “Outra é que a equipe do Satoshi era formada por vários membros da equipe que estavam acostumados a diferentes versões da língua inglesa. Ou talvez Satoshi fosse multicultural, alguém que morou em diferentes partes do mundo de língua inglesa – ou, por exemplo, apenas alguém que nasceu no Reino Unido e depois trabalhou como programador para uma empresa centrada nos Estados Unidos. E, finalmente, é possível que um dos ingleses fizesse parte de sua segurança operacional, mas Satoshi era inconsistente.”

Confusão no Reddit

Outro fato interessante sobre esta história, é que moderadores do fórum do Reddit r/bitcoin decidiram remover uma postagem sobre o estudo publicado pela Ungeared. Parece que o ex-desenvolvedor de software da Blockstream e desenvolvedor do Bitcoin, Greg Maxwell, conhecido como “nullc” no Reddit, não gostou do estudo por algum motivo. Após algum debate, Maxwell pediu para o moderador “fazer algo”. Rapidamente a postagem foi retirada.

Maxwell acusou o pesquisador de pseudônimo Ungeared de hipocrisia dizendo:

Você guarda sua privacidade enquanto tenta negá-la a outra pessoa. Enquanto isso, pelo que eu sei, você nunca fez nada de bom para o mundo e ainda está tentando influenciá-lo, então acho que o criador do bitcoin merece muito mais sua privacidade do que você, comentou o desenvolvedor do Bitcoin Core.

“Acho que ele ficou frustrado por não conseguir vencer um debate intelectual, então ele fez o que eles fazem de melhor – censurar e bloquear”, disse o pesquisador à News.Bitcoin.com.

“Na segunda parte do estudo, aplicaremos uma ‘abordagem de informações para disputas de autoria literária’ desenvolvida por Dr. Albert Yang e comparar com os textos de candidatos populares à Satoshi para ver se isso pode ajudar a identificar o homem ou os homens que criaram o Bitcoin”.

“Dr. Yang conseguiu aplicá-lo [o método] com sucesso a casos distintos como a atribuição de romances chineses do século 18, peças de Shakespeare e artigos Federalistas.”

O que você pensa sobre isso tudo? Seria mesmo possível identificar Satoshi através de um estudo mais aprofundado? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Coinbase, Kraken e Mercado Bitcoin saem do ar enquanto BTC atinge ATH

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading