Rispar

Pieter Wuille, famosos desenvolvedor do cliente Bitcoin Core, anunciou há poucas horas o suporte a novos endereços na rede Tor, conhecida como Deep Web.

A rede Tor dá os meios para empresas e pessoas que querem se manter anônimas na internet, como jornalistas, hackers do bem e até mesmo usuários de bitcoin. Em alguns países do mundo é proibido usar o Bitcoin, como no Equador, Bolívia, Nepal e é aí que o tor – conhecido popularmente como “deep web” – entra em ação.

Os serviços escondidos no Tor permitem a comunicação segura, privada e anônima entre os usuários. Contudo, a parte da segurança estava falha devido a endereços que usavam uma criptografia de 15 anos atrás. 

Atualmente, o maior site na Deep Web é o Facebook, a rede social pode ser acessada pelo endereço “facebookcorewwwi.onion” usando o navegador Tor Browser. Este endereço do Facebook (v1 ou v2) deverá ser trocado para uma versão mais segura, a v3. A última versão se parecerá com algo assim: “pg6mmjiyjmcrsslvykfwnntlEWapsdazaru7p5svn6y2ymmju6nubxndf4pscryd.onion”. 

Coinext 760x150

 

Apesar do tamanho maior, estes novos endereços têm diversas vantagens como:

  • Melhor criptografia ( troca de SHA1/DH/RSA1025 por SHA3/ed25519/curve25519).
  • Melhor protocolo de diretórios, vazando menos informações dos servidores.
  • Melhor segurança contra colisões e falsos endereços.

Como resultado, os nós de bitcoin poderão se comunicar na rede onion com os endereços v3 graças a Proposta de Melhoria do Bitcoin (BIP em inglês) 155 que virá no cliente Bitcoin Core v0,21.

anúncio de Peter Wuille sobre os novos endereços

Para aqueles com interesse técnico no BIP 155, o desenvolvimento se encontra no github do Bitcoin Core.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br