O desenvolvedor Pieter Wuille do cliente Bitcoin Core, responsável por mais de 97% dos nós do BTC, fez um tweet que pode indicar qual será a próxima grande atualização do Bitcoin.
Nesta quinta-feira, o responsável pelo desenvolvimento do Segwit (maior update da criptomoeda até o momento) e de diversas outras melhorias no bitcoin tweetou:
#TIL That dandelions have a taproot.
— Pieter Wuille (@pwuille) November 11, 2021
“O que eu aprendi hoje: Que os dentes-de-leão [dandelions] tem raiz principal [taproot]”
Alguns usuários acreditam que o desenvolvedor está se referindo implicitamente a atualização do Taproot. O Taproot é a próxima atualização do bitcoin que acontecerá em 15 de novembro.
Já o Dandelion pode estar se referindo ao BIP 0156 (Bitcoin Improvement Proposal) que é uma proposta de atualização no protocolo para dificultar ataques que visam corromper a anonimidade da rede como um todo.
Atualmente, quando um node gera uma transação sem o Dandelion, ela é transmitida para seus pares com atrasos independentes e exponenciais. Uma técnica conhecida como difusão. Um atacante conseguiria então vincular transações com o endereço de IP de origem.
Com Dandelion, esse tipo de ataque é mitigado ao enviar as transações através de um caminho intermediário com atrasos aleatórios e em conjunto com outras transações antes da difusão. Criando um efeito de “embaralhamento” que dificulta muito o vínculo com os endereços IPs respectivos.
É muito interessante que a planta Dandelion (no Brasil – Dente de Leão), é um exemplo clássico de planta que possui a raiz no formato Taproot, garantindo uma base forte para sua sobrevivência.
Poderíamos entender que a atualização taproot prepara um caminho mais sólido para a implementação da proposta de melhoria no protocolo, somando ainda mais com o aumento da privacidade e segurança dos usuários e nodes ao realizarem transações na rede.
Referências do artigo para quem quiser entender mais sobre o Dandelion:
https://en.bitcoin.it/wiki/BIP_0156
https://localmonero.co/knowledge/monero-dandelion?language=pt-br
https://arxiv.org/abs/1805.11060
*Escrito com a colaboração de Vini Barbosa.