O desenvolvedor Pieter Wuille do cliente Bitcoin Core, responsável por mais de 97% dos nós do BTC, fez um tweet que pode indicar qual será a próxima grande atualização do Bitcoin.

Nesta quinta-feira, o responsável pelo desenvolvimento do Segwit (maior update da criptomoeda até o momento) e de diversas outras melhorias no bitcoin tweetou:

“O que eu aprendi hoje: Que os dentes-de-leão [dandelions] tem raiz principal [taproot]”

Alguns usuários acreditam que  o desenvolvedor está se referindo implicitamente a atualização do Taproot. O Taproot é a próxima atualização do bitcoin que acontecerá em 15 de novembro.

O FIM DO REAL BANNER

Já o Dandelion pode estar se referindo ao BIP 0156 (Bitcoin Improvement Proposal) que é uma proposta de atualização no protocolo para dificultar ataques que visam corromper a anonimidade da rede como um todo.

Atualmente, quando um node gera uma transação sem o Dandelion, ela é transmitida para seus pares com atrasos independentes e exponenciais. Uma técnica conhecida como difusão. Um atacante conseguiria então vincular transações com o endereço de IP de origem.

Com Dandelion, esse tipo de ataque é mitigado ao enviar as transações através de um caminho intermediário com atrasos aleatórios e em conjunto com outras transações antes da difusão. Criando um efeito de “embaralhamento” que dificulta muito o vínculo com os endereços IPs respectivos.

É muito interessante que a planta Dandelion (no Brasil – Dente de Leão), é um exemplo clássico de planta que possui a raiz no formato Taproot, garantindo uma base forte para sua sobrevivência.

Poderíamos entender que a atualização taproot prepara um caminho mais sólido para a implementação da proposta de melhoria no protocolo, somando ainda mais com o aumento da privacidade e segurança dos usuários e nodes ao realizarem transações na rede.

Referências do artigo para quem quiser entender mais sobre o Dandelion:

https://en.bitcoin.it/wiki/BIP_0156

https://localmonero.co/knowledge/monero-dandelion?language=pt-br

https://arxiv.org/abs/1805.11060

*Escrito com a colaboração de Vini Barbosa.

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.