Cointimes
Bitcoin

Desenvolvedor larga Bitcoin após 8 anos e faz alerta: “risco legal está aumentando”

Ex-desenvolvedor do Bitcoin Jonas Schenelli dando palestra

Jonas Schnelli começou a contribuir para o desenvolvimento do Bitcoin em 2013 e desde 2015 começou a trabalhar o dia todo com a criptomoeda, mas hoje ele disse adeus e deu um alerta para a comunidade. 

O desenvolvedor trabalhou em diversos projetos relacionados ao Bitcoin Core, principal software do Bitcoin, inclusive realeases para computadores da Apple que rodam ARM. 

Decidi deixar o cargo de mantenedor e colaborador do Bitcoin Core. Os últimos anos foram incríveis e eu escrevi código, discuti e aprendi tanto! Comecei a contribuir em 2013 e fui em tempo integral em 2015. Que passeio! Mas agora, é hora de seguir em frente.” – disse Jonas. 

Desenvolvedor do Bitcoin saiu e deixou um alerta

Ele explica os motivos para a saída e o principal foi a mudança de interesse, mas também outro fator que contribuiu está relacionado à segurança legal dos desenvolvedores.

Além disso, sinto que os riscos legais para os desenvolvedores de Bitcoin estão aumentando ano a ano (o que pode ser estressante).”

Os principais desenvolvedores do bitcoin são, geralmente, figuras públicas inclusive o líder de desenvolvimento atual é financiado pelo MIT. Wladimir Van der Laan substituiu Gavin Andressen, outro desenvolvedor público, que por sua vez recebeu a missão de Satoshi Nakamoto – o próprio criador da criptomoeda. 

O grande problema de ser um desenvolvedor público do bitcoin é ser perseguido tanto pelo Estado quanto por empresas ou pessoas privadas. Em 27 de abril de 2011, Gavin teve que ir para CIA explicar o funcionamento do BTC. 

Gavin explicando sobre sua ida a Agência de Inteligência dos EUA

Jonas dá uma dica para os desenvolvedores que quiserem ajudar o bitcoin:

“Novos contribuidores devem se unir [ao projeto] anonimamente”

Recentemente, o ex-desenvolvedor da Monero foi preso nos Estados Unidos por crimes que já haviam sido julgados, a polícia aproveitou a prisão para pedir asistência técnica sobre a criptomoeda – muito utilizada para transações anônimas.

Em maio, os principais desenvolvedores do bitcoin foram atacados por uma TV pública alemã e retratados como se fossem criminosos.

Devs do BTC com rosto borrado

Contudo,  Schnelli afirma que muitos programadores experientes e altamente qualificados estão envolvidos no projeto, definitivamente a comunidade não deve se preocupar com sua saída.

“Nos últimos anos, muitos desenvolvedores experientes e altamente qualificados aderiram ao projeto. Então não tenha medo! O projeto Bitcoin está nas melhores mãos possíveis. Há tantos grandes projetos de Bitcoin acontecendo agora.” – disse Jonas. 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Posts relacionados

Criador do Megaupload acredita que adoção das criptomoedas emergirá de uma crise global

Gustavo Marinho
14 de outubro de 2019

Ohio agora aceita bitcoin no pagamento de impostos

Neto Guaraci
26 de novembro de 2018

“Preço do Bitcoin está indo para a lua”, diz autor de Pai Rico Pai Pobre

Gustavo Marinho
27 de novembro de 2020
Sair da versão mobile