Cointimes
Bitcoin

Desenvolvedores do Bitcoin Core obedecem Craig Wright e tiram White Paper do ar

craig falso criador do bitcoin

Separados por uma variável, os apoiadores do Bitcoin e do Bitcoin Cash se uniram contra reivindicações de direitos autorais sobre o White Paper do Bitcoin

Craig Wright, auto-proclamado criador do Bitcoin, requereu a retirada do White Paper da criptomoeda dos sites Bitcoin.org e Bitcoincore.org. Craig, já desmascarado pelo Wikileaks, tenta se passar por Satoshi Nakamoto sem dar nenhum prova desde 2016. Para Wright, o direito autoral do paper é dele e os dois sites estariam infringindo sua propriedade intelectual. 

Devs do Bitcoin Core obedecem Craig Wright

Wladimir J. van der Laan, atual chefe de desenvolvimento do cliente Bitcoin Core (que hoje é responsável por 98% dos nodes), obedeceu Craig e removeu prontamente o White Paper do site bitcoincore.org – local onde as atualizações do cliente são lançadas.  

O status de licenciamento deste arquivo não está claro. Ele pode ser encontrado em lugares suficientes até agora, e como este site é sobre o Bitcoin Core (uma implementação específica), não sobre Bitcoin em geral, o whitepaper não precisa necessariamente ser hospedado aqui.

A menos que alguém possa apontar para um lugar explícito onde Satoshi licenciou-o sob uma licença gratuita, legalmente é mais seguro removê-lo do site bitcoin-core.org.” disse Wladimir J que rapidamente tirou o documento do ar.

Alteração com merge (feita) no Github

“ Bitcoin Cashers” e Bitcoiners em defesa do paper

Entretanto, nem todos abaixaram a cabeça. Cobra, apoiador do Bitcoin Cash e responsável pelo site Bitcoin.org afirmou que não irá retirar o White Paper do Bitcoin do ar.

“Infelizmente, sem nos consultar, os desenvolvedores do Bitcoin Core se esforçaram para remover o whitepaper do Bitcoin de bitcoincore.org, em resposta a essas alegações de violação de direitos autorais, dando credibilidade a essas falsas alegações, disse Cobra, um dos mais antigos bitcoiners. 

Riccardo Spagni, bitcoiner e ex-desenvolvedor da moeda Monero, criou um site próprio para disponibilizar o paper, assim como James Lopp. Roger Ver, também conhecido como Jesus do Bitcoin, apoiou a iniciativa e se uniu a Cobra ao não retirar o White Paper do seu domínio Bitcoin.com.

“O whitepaper Bitcoin foi incluído nos arquivos originais do projeto Bitcoin com o projeto claramente publicado sob a licença do MIT por Satoshi Nakamoto. Acreditamos que não há dúvida de que temos o direito legal de hospedar o whitepaper Bitcoin. Além disso, Satoshi Nakamoto tem uma chave pública PGP conhecida, portanto é criptograficamente possível para alguém verificar-se como Satoshi Nakamoto. Infelizmente, Craig não foi capaz de fazer isso.” afirmou um comunicado no site Bitcoin.org.

A licença do MIT permite o uso irrestrito do paper, sem direitos autorais e, portanto, a tentativa de Craig não tem base legal. 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Posts relacionados

Raoul Pal está “lutando para não vender Bitcoin” para comprar Ethereum

João Victor
22 de abril de 2021

Bitcoin recebe 100 milhões de views em rede social chinesa

Neto Guaraci
28 de julho de 2020

KYC da Binance hackeado? Cuidado com os grupos de Telegram!

Neto Guaraci
7 de agosto de 2019
Sair da versão mobile