Enquanto o Índice Dólar perde força, o real vê um aumento de 7% perante a moeda norte-americana apenas neste mês de novembro. Dólar é negociado agora a R$ 5,34.
O índice do valor do dólar perante várias outras moedas estrangeiras tem caído com força desde o final de maio, e atingiu agora o menor valor desde 1 de maio de 2018.
Segundo a Bloomberg, esse movimento pode ter relação com a vacinação contra o Covid-19 nos EUA, que deve começar em menos de 3 semanas.
“A notícia da vacina está favorecendo a visão de uma recuperação econômica global mais cedo do que mais tarde, com o USD perdendo seu apelo de refúgio ao longo do caminho”, disse Rodrigo Catril, estrategista de moedas do National Australia Bank Ltd. “Este é um cenário positivo de risco, USD-negativo, especialmente com o Fed provavelmente permanecendo ultra-dovish por algum tempo.”
A vacinação pode ajudar a impulsionar uma recuperação no crescimento econômico global e impulsionar o mercado de ações e outros investimentos mais arriscados. Essa perspectiva está minando o dólar, que tende a se beneficiar em tempos de maior incerteza.
O Citigroup Inc. acredita em uma queda do Índice Dólar de até 20% em 2021, caso as vacinas sejam amplamente distribuídas e ajudem a reviver o comércio global e o crescimento econômico.
Em relação ao Yuan Chinês, por exemplo, o dólar está em queda desde maio, perdendo aproximadamente 10% da sua cotação. Como o bitcoin é precificado em dólares, isso pode significar uma criptomoeda mais barata não só para os cidadãos chineses, mas para boa parte do mundo.