Cointimes
Bitcoin

Estudo mostra as mudanças de narrativas sobre "o que é Bitcoin"

duas faces do bitcoin

Carter, sócio da Castle Island Ventures e co-fundador da Coinmetrics.io, publicou um interessante estudo que analisa as narrativas em constante mudanças ligadas à tecnologia do Bitcoin.

Carter e seu colega Hasufly coletaram uma grande quantidade de dados provenientes dos posts do Bitcointalk.org ao longo dos anos, que destacam algumas das visões derivadas da comunidade sobre o que o Bitcoin deveria ser e como essas visões mudaram ao longo do tempo.

As diferentes narrativas

Se você está na comunidade do bitcoin por mais de 2 anos deve ter visto alguma mudança de narrativa sobre o que é essa criptomoeda.

Quando o Bitcoin era recém-nascido ele era visto como a tecnologia que erradicaria os cartéis bancários, tiraria o dinheiro das mãos sujas do Estado e daria para a população. Era isso que os primeiros usuários de bitcoin e cypherpunks pensavam e diziam.

Entretanto, as narrativas foram evoluindo (isso não significa que para melhor) e muitos proponentes do bitcoin agora querem a benção dos bancos centrais e as graças da regulamentação estatal.

https://cointimes.com.br/como-a-receita-federal-pode-prejudicar-a-concorrencia-entre-exchanges-brasileiras/

Além dessas diferenças, algumas pessoas acham que o bitcoin deveria ser primeiro uma reserva de valor, outros acham que o bitcoin deveria ser simplesmente uma moeda rápida e que utiliza um sistema P2P.

” Talvez o mais duradouro conflito dentro da comunidade vem da incompatibilidade de visões sobre o que é o Bitcoin e o que ele será” – disse Carter em seu estudo.

Ele separou as narrativas em 7 e buscou pelo uso de determinados termos ligados a cada uma delas.

O que é o bitcoin ao longo do tempo
  1. Prova de conceito de E-cash: em seus primeiros anos o bitcoin viu essa como sua principal narrativa. Sabendo que as primeiras tentativas de dinheiro digital falharam, muitos observavam a viabilidade do Bitcoin.
  2. Rede de pagamentos P2P barata : uma visão extremamente popular, alguns creem que essa era a visão de Satoshi Nakamoto.
  3. Ouro digital resistente a censura : o contraponto a narrativa anterior, esse grupo crê que o bitcoin deve ser uma reserva de valor intergeracional que não deve sofrer interferência governamental.
  4. Dinheiro privado e anônimo: essa visão acha que o Bitcoin deveria ser útil para transações anônimas na internet. Essa visão era muito comum antes das empresas de análise de blockchain terem sucesso em achar as identidades por trás das carteiras de bitcoin.
  5. Reserva para a indústria de criptomoedas: o bitcoin seria essencialmente a criptomoeda nativa da internet – servindo de unidade de conta.
  6. Banco de dados programável e compartilhado: esse grupo entende que dados arbitrários podem ser inseridos no banco de dados do bitcoin. A noção de que a criptomoeda iria absorver outros projetos que usam o blockchain para outras funções era bem comum em 2015-16
  7. Um ativo financeiro: o Bitcoin seria apenas mais outro ativo financeiro, cuja vantagem é ter pouca correlação com outros índices. Essa visão está ficando cada vez mais popular.

Tensões no caminho

O estudo também isolou narrativas concorrente e como elas se influenciam.

Por exemplo, é possível notar que no meio de 2017 a corrente que pensa que o bitcoin é ou deve ser uma rede de pagamentos P2P perdeu espaço. Essa foi a época que ocorreu o hardfork do Bitcoin Cash, uma verdadeira quebra no consenso sobre o que deveria ser o bitcoin:

O próximo “fork” da comunidade

Carter isolou outras narrativas, notando que o surgimento da ideia do Bitcoin como apenas um ativo financeiro coincide com a perda de espaço para aqueles que acreditam no bitcoin como Moeda Anônima do Mercado Negro:

Ele acredita que a próxima grande discussão sobre o futuro do Bitcoin será entre aqueles que acreditam na criptomoeda como um ativo financeiro transparente e os que acham que deve ser uma moeda anônima.

Na verdade essa disputa já começou e algumas soluções para levar esses dois grupos no mesmo barco estão sendo desenvolvidas. É o caso da Liquid Network e de algumas soluções (extension blocks) que estão sendo desenvolvidas atualmente para o Litecoin.

Para você, o que é o Bitcoin e o que ele deverá ser? Deixe nos comentários sua opinião.

Veja também o estudo completo sobre as narrativas do bitcoin (em inglês) e o post do Bitcoin.com que usei como base para criar o meu.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile