Cointimes

“É impossível fugir das criptomoedas”, reconhece Ministro das Finanças de país com nota de 100 trilhões

dólar´de zimbábue

Arrasado por décadas de políticas econômicas desastrosas, o Zimbábue começa a ver esperanças de um futuro melhor nas criptomoedas. 

Na última sexta-feira (15/10), Mthuli Ncube (Ministro das Finanças e Economia do Zimbábue) fez declarações impressionantes sobre as criptomoedas. Segundo o jornal local Herald, Ncube teria declarado que elas são “imparáveis”. 

30% da juventude do país estaria comprada em criptomoedas

“Eu estou realmente surpreso, acredito que facilmente, 30% da nossa juventude ,Vice Presidente, está comprada em criptomoedas, facilmente. É algo imparável, mas a ideia é de regulá-las corretamente; criar um ambiente seguro para todos” – declarou o Ministro 

Apesar do tom otimista, o governo do Zimbábue nem sempre foi simpático ao mercado de criptoativos. Em 2016 o Banco Central do país pediu para as instituições financeiras pararem de processar transações envolvendo criptomoedas. 

Como podemos perceber pelos dados apresentados por Ncube, a ação governamental contra o bitcoin se mostrou mais uma vez ineficaz. Agora, a ideia é utilizar a tecnologia para otimizar os serviços do país.

O país recebe mais de 1 bilhão de dólares anualmente em remessas internacionais, o bitcoin poderia diminuir os custos transacionais cobrados pelos e salvar milhões de dólares em taxas. 

A tragédia de Zimbábue 

Zimbábue tenta voltar aos trilhos econômicos após anos de políticas governamentais desastrosas que incluíram desde impressão monetária descontrolada, desapropriações e até perseguição a minorias.

Some isso a uma ditadura que se perpetuou no poder por mais de 30 anos, e, como resultado vimos uma inflação de 230.000.000%, o surgimento de vendedores de “dinheiro forte” nas ruas e até a criação da nota de 100 trilhões de dólares zimbabuenses.  

Dólar de Zimbábue
Dólar de Zimbábue, moeda extinta em 2009 

O dólar de zimbábue foi extinto em 2009, contudo, os problemas econômicos continuam no país. Talvez o bitcoin seja uma maneira de garantir o direito de propriedade, diminuir taxas transacionais e melhorar a qualidade de vida da população. 

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!