País se torna o primeiro a aceitar oficialmente a criptomoeda. Pelo texto da Bitcoin Law, qualquer agente econômico deverá aceitar o bitcoin como forma de pagamento obrigatoriamente em El Salvador.
Nesta madrugada (9) uma lei que classificou o bitcoin como uma moeda de curso legal no país, o que faz da nação da América Central a primeira a adotar oficialmente uma criptomoeda, com o objetivo de dinamizar sua economia.
Com 62 votos num total de 84, o plenário legislativo aprovou a Lei do Bitcoin, que outorga o Bitcoin como moeda legal em El Salvador. A lei foi aprovada pelo congresso horas depois de ser apresentada.
Os deputados debateram algumas implicações da recente lei aprovada. “Esta é uma lei que colocará El Salvador no radar do mundo, seremos mais atrativos para os investimentos estrangeiros”, afirmou o deputado Romeo Auerbach, do partido Grande Aliança pela Unidade Nacional (Gana), também aliado de Bukele.
A deputada Anabel Belloso, da oposição “Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional” (FMLN), lamentou que “a lei não tenha sido discutida com especialistas, nem com paciência”. Disse também que “A lei tem muitas implicações no âmbito econômico e nem todos sabem como isto vai funcionar, levando em consideração que criptomoedas são voláteis no mercado, são instáveis”
A Lei do Bitcoin permitirá que todos os débitos passados possam ser pagos em bitcoin. Ela também obriga a aceitação da criptomoeda em todo país, menos em casos em que fica claro que é impossível de aceitá-la.
Contudo, atualmente todos podem usar o bitcoin até mesmo sem a necessidade de internet, bastando se conectar aos satélites da Blockstream que cobrem o globo terrestre. A Blockstream e outras empresas já estão envolvidas na modernização do sistema financeiro de El Salvador, país que abandonou a própria moeda em 2001, mas que vem sofrendo fortemente com a inflação de preços causada pelo dólar.
Outro grande benefício de usar o bitcoin será a inclusão financeira, mais da metade da população de El Salvador não tem conta bancária e com o bitcoin qualquer pessoa pode aceitar pagamentos digitais, sem burocracia ou necessidade de documentos.
O presidente Bukele afirmou no Twitter Space que quem investir mais de 3 BTC no país ganhará visto permanente. Todos os cidadãos poderão usar uma carteira de bitcoin desenvolvida pela empresa Strike de graça, mas ela não será obrigatória.
Quem investir 3 #BTC em El Salvador ganhará o visto permanente do país, disse @nayibbukele.
— Gustavo Marinho (@MarinhoP2P) June 9, 2021
Nós preferimos colocar esse valor em bitcoin porque 1 BTC = 1 BTC, explicou ele.
Outros países chegando?
No Japão, as criptomoedas já tem uma lei que define o valor de propriedade desses ativos. A Lei de Serviços de Pagamento do Japão afirma que transações com cripto só se aplicam a valores de propriedade armazenados digitalmente em dispositivos eletrônicos.
Outros países também já estão de olho na implementação do bitcoin como moeda oficial, as vantagens são muitas e os primeiros a adotarem com certeza ganharão o capital financeiro e intelectual por trás do maior avanço tecnológico desde a criação da internet.
Para a população de El Salvador, as vantagens de adotar o bitcoin como moeda corrente ainda serão empiricamente testadas. Enquanto isso, o Cointimes te atualiza sobre as mais importantes notícias do mercado de criptomoedas, entre no nosso canal exclusivo do Telegram para receber mais informações.