Cointimes

Elon Musk, Dogecoin e o lado obscuro das criptos que poucos mencionam

elon musk olhando para dogecoin

O mercado cripto está acima de US $1 trilhão, a Dogecoin continua em alta insana e abaixo dela pirâmides são montadas.

O bitcoin esta manhã permanece acima da região dos US $20.500, e no gráfico de 15 minutos formou um canal de alta que até o momento está respeitando suas devidas correções entre topos e fundos dentro desta zona.

Gráfico de preços do bitcoin
BTC/USD 15 minutos. Gráfico: TradingView

As médias móveis de curto prazo no gráfico de 4 horas (EMA9, EMA21) estão se cruzando, o que indica que nos próximos movimentos o BTC irá tomar um direcionamento e fazer um caminho mais forte no curto prazo.

No momento da escrita desta matéria, o bitcoin está precificado em R$106.500, com queda de 3% nas últimas 24 horas, e o ether está em R$ 8.250, registrando queda de 3,80% nas últimas 24 horas segundo dados do CoinGoLive. Em dólar, o BTC está cotado em US $20.500 e o ETH em US $1.590.

Dogecoin e a pirâmide abaixo

Não é de hoje que se fala de Dogecoin, uma moeda que foi criada para ser apenas um meme, mas ganhou força pela comunidade que criou. Seu público teve uma alta expressiva no ano de 2021, fazendo a criptomoeda meme chegar até os US $0,75 centavos.

Você, leitor, pode achar um preço bem baixo ou até irrelevante, mas quando se observa os dados anteriores a essa alta, pode-se ver que essa cripto esteve precificada em US $0,006 centavos. Ou seja: os investidores dessa memecoin conseguiram um lucro de mais de 12.000%.

Porém, nem tudo são flores. A partir da Dogecoin, o próprio mercado criou um “modelo paralelo” de criptomoedas, denominado memecoins, criptomoedas com nomes engraçados e que fazem o conhecido Pump and Dump.

Este é um movimento fraudulento no qual se cria uma moeda, ela se valoriza artificialmente em milhares, às vezes milhões de dólares e, em seguida, seus criadores vendem a maior parte do lucro e deixam os “investidores” com prejuízos absurdos e muitas vezes até o zero absoluto.

Isso aconteceu nas últimas 24 horas. O novo dono do Twitter, Elon Musk, é um entusiasta da moeda Doge, e fez com que, com apenas um tweet em sua rede social, a criptomoeda se valorizasse mais de 20%.

Gráfico de preços do dogecoin
DOGE/USD. Gráfico: TradingView

Ontem (31) na noite de Halloween nos Estados Unidos, o bilionário postou a imagem de seu cachorro Shiba Inu (símbolo da moeda Doge) ao lado de uma abóbora com um desenho formando o pássaro do Twitter.

O ativo respondeu positivamente de forma imediata e teve uma nova alta. Somando à alta da semana passada, o Dogecoin já ultrapassou os 130% de crescimento nos últimos dias. Porém, desde a última semana, dezenas de novas memecoins scams, nome dado a projetos fraudulentos, foram criadas.

A empresa Blockchain PeckShield registrou em seu Twitter que pelo menos 67 tokens criados após a alta da criptomoeda Doge já caíram 90% horas depois da sua emissão, e pelo menos 45 tokens caíram 100% também horas após sua emissão, fazendo com que os investidores dessas scams perdessem milhares de dólares.

Muitos investidores novos, por não entender bem o mercado, compram esses golpes com a esperança de uma valorização, mas o que de fato recebem são prejuízos que chegam até 100%.

Índices do mercado cripto

A capitalização de mercado de criptomoedas hoje está acima de US $1 trilhão, com o volume de negociações nas exchanges a pouco mais de US $85 bilhões nas últimas 24 horas. A dominância do Bitcoin se mantém em 38,7% e a do Ethereum é de 19.1%.

Para seguir acompanhando o momento do mercado cripto e dos mercados tradicionais, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading