A Ninepoint Partners LP, uma empresa canadense de soluções em investimentos, está tentando diminuir a apreensão sobre o uso de energia do Bitcoin, dedicando uma parte da taxa de administração de sua criptografia ETF para compensar a pegada de carbono do fundo.

“Alguns investidores que estão preocupados com a pegada de carbono da mineração, podem ter receio de investir em um Bitcoin ETF”, disse Alex Tapscott, diretor-gerente de ativos digitais da empresa sediada em Toronto, referindo-se à vasta gama de computadores em todo o mundo que competem para confirmar transações de Bitcoin. 

“O que estamos fazendo, é criar o que esperamos ser uma solução para esse problema e dar a eles a escolha que desejam e, francamente, de que precisam.”

O esforço vem enquanto os críticos dizem que o histórico ambiental do Bitcoin piorou enquanto seu preço disparou. O Bank of America, por exemplo, disse recentemente que a energia usada pela rede de computadores que alimentam a moeda digital é comparável à de muitos países desenvolvidos e rivaliza com as emissões dos principais usuários e produtores de combustíveis fósseis.

A Ninepoint, que tem cerca de US $ 6,5 bilhões em ativos sob gestão e contratos institucionais, está fazendo parceria com a firma CarbonX de software ambiental para adquirir créditos de carbono e apoiar projetos de conservação florestal. Também está trabalhando com o Crypto Carbon Ratings Institute, que, juntamente com o CarbonX, fornecerá análises da pegada de carbono. A Ninepoint não divulgou quanto da taxa de administração seria contribuída.

Mas a empresa não está sozinha nesse projeto. A One River Asset Management, cujos fundos criptográficos são apoiados pelo bilionário Alan Howard, disse que desenvolveu um sistema que calcula o custo do carbono da mineração e compra créditos para compensar o impacto. A empresa disse que está construindo neutralidade de carbono em seus fundos de Bitcoin e Ether, e também planeja buscar aprovação regulatória para um ETF com os mesmos recursos.

“Isso é algo que é, na minha opinião, muito importante – vai ficar conosco por muito tempo – e por isso precisamos descobrir uma maneira de garantir que o Bitcoin possa escalar e alcançar seu potencial de forma sustentável ”, disse Tapscott por telefone à Bloomberg.

O Bitcoin ETF da Ninepoint foi convertido de um fundo fiduciário para um fundo em 6 de maio. O fundo Bitcoin é fisicamente apoiado e tinha cerca de $320 milhões de dólares em ativos, quando foi convertido.

*Traduzido e adaptado da Bloomberg.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br