A empresa de pagamentos digitais Square Crypto, fundada por Jack Dorsey (CEO do Twitter), anunciou ontem a criação da Cryptocurrency Open Patent Alliance (COPA). A iniciativa tem o objetivo de reunir patentes e tecnologias utilizadas no mercado de criptomoedas para “manter o bitcoin e a criptografia livres e abertos”. Em comunicado a empresa disse:

“Prender tecnologias fundamentais das criptomoedas em patentes sufoca a inovação e adoção. O uso ofensivo de patentes por malfeitores ameaça o crescimento das tecnologias de criptomoeda.” 

Square Crypto

O mercado de patentes pode ser extremamente predatório e prejudicial para o desenvolvimento de tecnologias e soluções. Existem empresas que são especializadas na criação de patentes que elas não irão testar ou utilizar, são as chamadas “patentes preventivas”. Essas empresas fazem isso apenas para deter domínio legal sobre ideias que não foram sequer testadas, para que futuramente possam vendê-las.

As empresas e indivíduos que quiserem fazer parte da COPA deverão se comprometer em em deixar as suas patentes abertas em uma espécie de biblioteca pública.

Quanto mais empresas adotarem a solução da COPA, maiores serão os incentivos para outras companhias entrarem no projeto, pois assim elas também poderão usufruir das patentes existentes dentro na iniciativa.

A Square já se comprometeu em adicionar suas tecnologias à solução, contudo ela afirma que a COPA será uma iniciativa completamente independente e autogerida. A iniciativa promete criar um ambiente mais justo e inovador dentro do mercado das criptomoedas. Seguindo cada vez mais a filosofia dos softwares de código aberto.

Esse será um avanço importante no mercado das criptomoeadas e um duro golpe nas empresas predatórias de patentes. Com essas medidas espera-se um uso mais justo na utilização da propriedade intelectual por parte das empresas que compõe o ecossistema das criptomoedas.

Para mais notícias sobre o Bitcoin e o mercado de criptomoedas nos siga no Facebook, Twitter, Instagram e Telegram.