Parece que o bitcoin se tornou a garantia perfeita para quem quer pegar empréstimos extremamente baratos no Brasil, a opção do ouro digital como garantia é até mais vantajosa que opções tradicionais.

Bitcoin supera ouro físico?

A Rispar, empresa do grupo QR Capital que oferece empréstimos com garantia em bitcoin, se tornou a fintech de crédito com a taxa mais barata do Brasil. A empresa oferece taxas que variam de 0,69% ao mês até 1,49%

Em comparação, a Easynvest, que oferece crédito com garantia em ações, CDB, fundos de investimentos e títulos do Tesouro Direto, cobra uma taxa de no mínimo 1,29% a.m.

Comparação entre taxas da Rispar e corretora tradicional
Comparação entre taxas da Rispar e corretora tradicional

Além das taxas, a Rispar tem um sistema com baixa burocracia e não faz consultas a birôs de crédito como Serasa e SPC. O dinheiro do empréstimo chega na conta em até 2 dias úteis, conforme o site da empresa. 

A criptomoeda tem taxas mais atrativas até mesmo para quem vai usar ouro para pegar empréstimos com garantia. Segundo o Jornal Contábil, as taxas para quem penhora o metal precioso podem variar entre 2% para micro penhor e 2,549% para penhor. Mesmo assim, as taxas são inferiores aos dos juros cobrados pelo cartão de crédito em até 50%. 

Mas como o Bitcoin virou a garantia perfeita para empréstimos?

Para Rafael Izidoro, CEO e fundador da Rispar, três pontos explicam a capacidade dos juros de empréstimos com bitcoin se tornarem tão baixos:

“Primeiro, ampliando a oferta de crédito – você não precisa se desfazer da sua reserva em cripto para ter acesso a capital.

Segundo, acelerando o processo – o Bitcoin permite que a contratação seja mais rápida, visto que a transferência do ativo é extremamente rápida e sem burocracias (vs a quantidade enorme de contratos envolvidos em um crédito com garantia em imóveis, por exemplo).

Por fim, reduzindo o risco de crédito – a solidez do ativo, mesmo em momentos de maior volatilidade, possibilita melhores condições. Em 6 meses de operação, tivemos baixa exposição a risco de crédito e zero inadimplência.“

Ainda segundo Izidoro, a consolidação do bitcoin no mercado, o cenário econômico e a crença quanto ao risco do ativo ajudaram na redução dos juros. 

Em parceria com o Cointimes, a Rispar também oferece conteúdo em podcast para lhe manter atualizado sobre as últimas notícias e novidades do mercado de criptoativos.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br